Programa

Interfaces Pessoa-Máquina

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática

Programa

Introdução: O que é a interação pessoa máquina, usabilidade e os seus diferentes aspetos;  Design Centrado no Utilizador: Ciclo iterativo, Levantamento de Requisitos e Análise de Utilizadores e Tarefas;  Recolha de Dados: Técnicas de recolha de dados (questionários, entrevistas observação, etc.); Cenários de utilização Fatores Humanos: Perceção e Representação; Atenção e Memória; Princípios de Design e Usabilidade: Modelo Conceptual, metáforas e modelo mental; Princípios de design de Norman; Heurísticas de Nielsen; Design Gráfico: Princípios de desenho de ecrãs; Utilização da cor; Tipografia; Escrita de mensagens; Tecnologias: Estilos de Interação; Dispositivos de Interação Prototipagem: Definição de protótipos; Tipos e características de protótipos; Criação de protótipos de papel; Avaliação: Avaliação Preditiva; Avaliação Heurística; Avaliação com Utilizadores; Dados de Utilização; Tratamento estatístico dos dados; Interfaces para dispositivos móveis; Design de Websites;