Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Os objectivos de aprendizagem são fortemente baseados na leccionação teórica expositiva com recurso a meios multimédia, a qual é essencial para uma cobertura compreensiva de todos os tópicos do programa. Devido à natureza extensiva e diversificada do programa, cobrindo de modo compreensivo os processos químicos e biológicos associados às várias indústrias químicas e biotecnológicas, a leccionação é assegurada por professores especializados nas diversas áreas do programa. Para além da bibliografia geral que consta na presente ficha, em cada tópico especializado de matéria são disponibilizados aos estudantes handouts e outro material de apoio à compreensão dos conteúdos e conceitos, designadamente as Melhores Técnicas Disponíveis para cada indústria, permitindo ao estudante aplicado um acompanhamento sistemático e organizado de toda a matéria ao longo do curso. Os estudantes são mobilizados desde o início do semestre para a realização de um estudo monográfico integrado nos conteúdos programáticos, que procura um aprofundamento do conhecimento científico e tecnológico num determinado tema, indo para além da matéria teórica leccionada, em particular em áreas científicas e/ou tecnológicas emergentes relacionadas com os processos industriais, possibilitando adicionalmente o desenvolvimento das capacidades de pesquisa bibliográfica em bases de dados científicas entretanto consultadas para a realização da monografia. Este trabalho é complementado com a apresentação e discussão pública recorrendo a meios de multimédia correntes. A metodologia de ensino implementada e o modelo de avaliação são baseados na aprendizagem individual e também na aprendizagem em grupo. A primeira resultará do acompanhamento e estudo contínuo das matérias leccionadas em sala de aula com o auxílio da bibliografia recomendada e outros meios de apoio e a segunda através da análise e discussão em grupo de tópicos específicos relevantes para a UC aquando da preparação e apresentação dos trabalhos monográficos. Estes dois vectores permitirão ao estudante atingir com a profundidade adequada os vários objectivos de aprendizagem definidos.