Sumários

Trabalho Laboratorial de Materiais 2 – aula1

12 Março 2026, 15:00 Ana Marques

De acordo com a planificação disponibilizada na plataforma Moodle, cada grupo realizou o seguinte trabalho:

Ao grupo 1 foi concedido tempo de estudo autónomo para realização do relatório sobre as atividades realizadas no âmbito do seu primeiro trabalho sobre Microscopia de Força atómica.

Grupo 2: Caracterização de materiais por microscopia de força atómica (Prof. Mário Rodrigues) 

Grupo 3: Suscetibilidade magnética (Prof.ª Margarida Cruz)

Grupo 4: Efeito Kerr magneto-ótico de superfície (Prof. Mário Rodrigues)

Grupo 5: Foram introduzidos os conceitos teóricos necessários ao estudo da tensão de Hall em semicondutores intrínsecos e extrínsecos em função da temperatura. À temperatura ambiente, os alunos analisaram o efeito de Hall em semicondutores extrínsecos e, posteriormente, estudaram a dependência da tensão de Hall de um semicondutor extrínseco do tipo n com a temperatura. (Prof.ª Ana Marques)


Trabalho Laboratorial de Materiais 1 – aula2

5 Março 2026, 15:00 Ana Marques

De acordo com a planificação disponibilizada na plataforma Moodle, cada grupo realizou o seguinte trabalho:

  • Grupo 1: Caracterização de materiais por microscopia de força atómica (Prof. Mário Rodrigues)
  • Grupo 2: Suscetibilidade magnética (Prof.ª Margarida Cruz)
  • Grupo 3: Efeito Kerr magneto-ótico de superfície (Prof. Mário Rodrigues)
  • Grupo 4: Estudo da variação da tensão de Hall de um semicondutor extrínseco do tipo p com a temperatura. Na aula anterior, foram introduzidos os conceitos teóricos necessários à realização da experiência e estudou-se o efeito de Hall à temperatura ambiente num semicondutor do tipo p e num semicondutor intrínseco. O estudo subsequente da tensão de Hall em função da temperatura permitiu ainda a determinação da energia de hiato do semicondutor. (Prof.ª Ana Marques)
  • Grupo 5: Foi concedido tempo de estudo autónomo para realização do relatório sobre as atividades realizadas no âmbito do seu primeiro trabalho sobre Microscopia de Força atómica.


Aula laboratorial 1-1

26 Fevereiro 2026, 15:00 Maria Margarida Cruz

Realização da primeira parte do trabalho 1.


T1 - Introdução

19 Fevereiro 2026, 15:00 Maria Margarida Cruz

Introdução aos objetivos da disciplina e apresentação do seu modo de funcionamento e da forma de avaliação.