Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
As metodologias de ensino foram pensadas e implementadas tendo em conta o caracter experimental da disciplina, o grau de desenvolvimento intelectual dos alunos no 2º ano do 1º ciclo de estudos universitários e a interligação com assuntos abordados anteriormente noutras unidades curriculares. Os trabalhos laboratoriais são organizados em miniprojectos nas áreas de química orgânica, química inorgânica e aproveitamento de resíduos (ex: extracção do amido de casca de batata e sua utilização como matéria-prima para a produção de um filme de polímero; extracção de óleos essenciais de resíduos de plantas, etc.); os alunos trabalham em grupos de 2 ou 3 elementos. As diferentes atividades laboratoriais envolvem procedimentos experimentais específicos de cada uma das áreas e a utilização de diferentes técnicas espectroscópicas, tais como UV-Vis, FTIR e NMR de 1H e 13C para a caracterização dos compostos. Os estudantes devem cumprir as seguintes tarefas: i) planificação prévia dos trabalhos propostos, com vista a uma gestão otimizada dos períodos laboratoriais e dos equipamentos; ii) realização das experiências laboratoriais; iii) análise e interpretação de resultados; iv) apresentação e discussão dos resultados. A avaliação envolve a elaboração de um relatório, um poster e/ou uma apresentação oral por cada grupo de alunos, a discussão dos trabalhos e inclui uma componente individual. As metodologias adotadas contribuem para melhorar a autonomia dos alunos na prática laboratorial e visam fornecer-lhes ferramentas para planear, executar e divulgar futuros trabalhos científicos de forma autónoma, crítica e responsável.