Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
O ensino da componente teórica é presencial e consiste em aulas expositivas da matéria com análise de exemplos sempre que se justifique para uma melhor compreensão dos conteúdos. Apesar do carácter expositivo, os alunos são convidados a intervir no caso de haver dúvidas ou quando for pertinente enriquecer as aulas com exemplos provenientes da experiência profissional de cada um. Deste modo, pretende-se motivar os alunos para o domínio da matéria relacionando-a constantemente com situações quotidianas na profissão e apresentando os caminhos que têm sido usados para a solução. A componente prática é inteiramente laboratorial em laboratório de computadores equipados com o software CityEngine e ArcGIS (ESRI). Depois de lhe serem transmitidas noções básicas de modelação procedimental o aluno passa por todas as fases da modelação 3D urbana gerando um modelo de um quarteirão de uma cidade real. Os dados base, restituídos fotogrametricamente de fotografia aérea, são, na maior parte dos casos também produzidos pelo aluno em disciplinas precedentes. As texturas para as fachadas são adquiridas em trabalho de campo, bem como alguns dados de atributos não geométricos. O aluno aprende ainda a organizar uma base de dados geográfica de modo a permitir pesquisas ao modelo 3d urbano após publicação deste na web. Deste modo o aluno toma contacto com dois tipos de codificação da informação geométrico-semântica 3D urbana e aprende na prática como modelar eficazmente grandes quantidades de objetos através da modelação procedimental.