Sumários

Aula 10 TP

20 Novembro 2017, 14:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aplicação do conceito de perfil de equilíbrio à evolução de longo termo da Ilha da Culatra (Algarve) em contexto de elevação do NMM. 


Aula 10 T

20 Novembro 2017, 13:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Perfil de equilíbrio e erosão por tempestade – sequência de procedimentos para avaliação quantitativa do recúo expectável de uma praia em condição de tempestade.  O equilíbrio costeiroe as modificações do balanço sedimentar. Tendências de evolução da costa (evolução a escalas temporais longas). Deriva litoral e método do fluxo de energia – relações empíricas, formulação empírica e simplificada.

Determinação da profundidade (largura) de Zonas ameaçadas pelo mar / Faixas de risco: variáveis relevantes, sequência de procedimentos. A linha de costa legal – LMPMAVE. Enuquadramento dos procedimentos no “Guia metodológico para a produção de cartografia municipal de risco” e nos instrumentos de ordenamento (POC) e restrições de uso (REN) da faixa costeira. 


Aula 9 TP

13 Novembro 2017, 14:30 Rui Pires de Matos Taborda

Comparação entre a maré astronómica, a maré observada e o nível do mar local (resolução das alíneas 2 e 3 do exercício 4); discussão dos resultados e interpretação das diferenças (subida do NMM, sobre-elevação meteorológica, set-up, data altimétricos e fusos horários).


Aula 9 T

13 Novembro 2017, 13:00 Rui Pires de Matos Taborda

Perfil de equilíbrio (cont). Erosão do perfil de tempestade por tempestades marítimas: conceitos de recuo de equilíbrio e recuo máximo. Modelo analítico de Kriebel e Dean. Razão entre o parâmetro de escala temporal da erosão  e a duração da tempestade. 


Aula 8 TP

6 Novembro 2017, 14:30 Rui Pires de Matos Taborda

Processamento de dados obtidos no Campo (São João da Caparica)  em 19 de outubro 2017: análise da maré astronómica.