Métodos de Ensino e Avaliação
As aulas teóricas e teorico-práticas são organizadas em sessões temáticas, nas quais se abordam conceitos e praticam, em sala de aula, exercícios de aplicação, analisam-se estudos de caso, discutem-se implicações práticas em termos de gestão do espaço litoral. A vertente de campo é "hands-on", utilizando instrumentação específica numa praia/laguna/estuário, durante um ciclo de maré, e num sector de arribas. Os dados são utilizados para trabalho TP e avaliação final. Avaliação centrada em trabalhos de grupo sobre matérias do curso e um caso de estudo. Exemplos: mapeamento da distribuição espacial de ambientes de sapal em função da subida do nível médio do mar; cartografia de faixas de salvaguarda em horizontes de 50 e 100 anos num litoral de praia com descrição do forçamento e geomorfologia, justificação de métodos; caracterização geomorfológica e de instabilidades em arribas e avaliação de velocidades, modos de evolução e previsão dos seus efeitos. (Ver NOTA no campo acima).