Sumários

Aula TP7

8 Novembro 2021, 11:30 Rui Pires de Matos Taborda

(aula lecionada pela Profª Conceição Freitas)

Apresentação da área de estudo – Sapais da Caldeira de Tróia.

Preparação da saída de campo aos sapais de Tróia.

Validação dos dados LIDAR com dados obtidos no terreno com DGPS. Obtenção do MDT para a Caldeira de Tróia Sul em Arc-GIS.


Aula T7

8 Novembro 2021, 10:00 Rui Pires de Matos Taborda

(aula lecionada pela Profª Conceição Freitas)


Ambientes de transição: estuários, lagunas, lagoas (depressões interdunares), sapais e rasos de maré. Definição de sapal e raso de maré, distribuição mundial, geomorfologia, vegetação, canais de maré, crescimento na vertical. Classificação de acordo com o grau de maturidade. Erosão. Funções/Serviços destes ecossistemas e respetivas ameaças.

Evolução de sapais em contexto de alteração climática – parâmetros influenciadores (taxas de acreção e taxas de subida do NMM). Metodologia. Morfologia local (Modelo Digital de Terreno) – Varrimento Lidar, dados DGPS, drones. Vantagens e desvantagens de cada método.


Aula TP6

25 Outubro 2021, 11:30 Rui Pires de Matos Taborda

Quantificação da erosão de tempestade com o modelo de Kriebel e Dean.Resolução do exercício TP8.


Aula T6

25 Outubro 2021, 10:00 Rui Pires de Matos Taborda

Conclusão do curso teórico. Erosão de tempestade – relevância em termos de perigosidade/risco costeiro. Quantificação: o modelo de Kriebel e Dean. Recuo potencial e real – conceitos de tempo de relaxamento, parâmetro de escala temporal do sistema costeiro, métodos de determinação deste parâmetro, da erosão potencial e da erosão máxima expectável em contexto real. Duração das tempestades ao largo de Portugal continental.

Processos longitudinais, balanço sedimentar e deriva litoral. Breve referência e recapitulação dos princípios subjacentes ao método do fluxo de energia. O deficit sedimentar como motivador do estabelecimento de tendências de erosão.

Faixas de risco (POC) e Zonas ameaçadas pelo mar – ZAM (REN) – conceito, utilidade, recapitulação. Metodologia para cartografia destas faixas – breve síntese, ilustrada com o caso específico da zona costeira do POC Alcobaça – Espichel.


Aula TP5

18 Outubro 2021, 11:30 Rui Pires de Matos Taborda

Perfil de equlíbrio, relações com a dimensão das partículas sedimentares. Processos de transferência sedimentar entre o perfil activo e o tardoz da praia (processos transversais) a escala temporal longa. Manutenção do perfil de equilíbrio, elevação do nível do mar e erosão: a regra de Bruun.Resolução dos exercícios TP6 e TP7.