Sumários

Calores de adsorção

9 Outubro 2020, 09:30 João Manuel Pires da Silva

Foi realizado um conjunto de perguntas recorrendo à aplicação Kahoot. Os resultados obtidos foram usados para efeitos de avaliação contínua. 

Na aplicação Zoom foram constituídos "rooms" com, em média, 4 alunos por room, Em cada room os alunos efetuaram exercícios de aplicação da matéria lecionada na aula teórica deste dia. No final da aula, os alunos enviaram os exercícios ao docente  (um exercício por sala) tendo o mesmo depois sido corrigido e utilizado para efeitos e avaliação contínua.

 


Calores de adsorção

9 Outubro 2020, 08:30 João Manuel Pires da Silva

Nesta aula foram estudados os calores de adsorção e as suas implicações no âmbito da caracterização da porosidade e da química de superfície de materiais. Efetuou-se a dedução da expressão relativa ao cálculo dos calores isostéricos de adsorção Foram analisadas algumas curvas típicas .reativas à evolução dos calores de adsorção. Foram estudados os calores de adsorção de bases (ex. piridina) para a caracterização da acidez de materiais porosos e de dióxido de carbono para a caracterização da basicidade.


Métodos de comparaçáo

2 Outubro 2020, 09:30 João Manuel Pires da Silva

Foi realizado um conjunto de perguntas recorrendo à aplicação Kahoot. Os resultados obtidos foram usados para efeitos de avaliação contínua. 

Na aplicação Zoom foram constituídos "rooms" com, em média, 4 alunos por room, Em cada room os alunos efetuaram exercícios de aplicação da matéria lecionada na aula teórica deste dia. No final da aula, os alunos enviaram os exercícios ao docente  (um exercício por sala) tendo o mesmo depois sido corrigido e utilizado para efeitos e avaliação contínua.

 


Métodos de comparação

2 Outubro 2020, 08:30 João Manuel Pires da Silva

Esta aula centrou-se na análise dos métodos de comparação para a análise de isotérmicas de adsorçãoe cporrespondente obtenção de informações sobre a porosidade e a área supoerficial de materiais. Embora mencionando vários métodos a aula centrou-se na discussão do método "t", dado ser este atualmente o mais utilizado. Abordou-se o conceito de isotérmica padrão, na auql se baseiam os métodos de comparação. Recorreu-se a vários exemplos concretos para ilustrar algumas dificuldaees que existem em vários mateiais relativamente à identificação da zona linear da representação "t", em particular para a deteção e quantificação da microporosidade.


Microporosidade

28 Setembro 2020, 10:30 João Manuel Pires da Silva

Foi realizado um conjunto de perguntas recorrendo à aplicação Kahoot. Os resultados obtidos foram usados para efeitos de avaliação contínua. 

Na aplicação Zoom foram constituídos "rooms" com, em média, 4 alunos por room, Em cada room os alunos efetuaram exercícios de aplicação da matéria lecionada na aula teórica deste dia. No final da aula, os alunos enviaram os exercícios ao docente  (um exercício por sala) tendo o mesmo depois sido corrigido e utilizado para efeitos e avaliação contínua.