Sumários
Continuação do tema "Como escrever um artigo"
22 Setembro 2017, 08:00 • Rita Zilhão
Continuação de como escrever um artigo: exposição dos objectivos e resultados de um projecto de investigação (A Plasmodium berghei Sporozoite-Based Vaccine Candidate Against Human Malaria) com vista à escrita de um artigo por parte dos alunos
compensação de horário
20 Setembro 2017, 10:00 • Rita Zilhão
Estes horários e dias foram compensados nos dias 16, 20, 23, 25, 27 e 30 de Outubro com aulas mais longas
Tema: Como escrever um artigo.
20 Setembro 2017, 09:00 • Rita Zilhão
Como escrever um artigo. O que é um artigo científico? Porquê publicar?
Definição de artigo científico. A decisão de publicar? O que é que se publica? Quando se publica? O que pretendemos ao publicar? Depois de escrito, como é que um artigo é publicado. Em que revista publicar: tipo de revista, actualidade do tema/impacto da investigação, factor de impacto das revistas, open access vs paid access, os custos da publicação. Que tipo de manuscrito: artigo, carta, pequena comunicação, artigo de revisão. A escrita do manuscrito: pontos importantes a respeitar e o que não fazer. Lista de autores. As instruções aos autores. O estrutura do manuscrito (título, sumário, introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, tabelas e figuras, referências, cover letter) e o que se espera de cada uma destas partes. O léxico e a fluência da escrita. A revisão do artigo e a sugestão dos reviewers.
compensação de horário
18 Setembro 2017, 10:00 • Rita Zilhão
Estes horários e dias foram compensados nos dias 16, 20, 23, 25, 27 e 30 de Outubro com aulas mais longas
Apresentação e explicação da organização da disciplina. Tema: Imunocitoquímica, imunohostoquímica.
18 Setembro 2017, 09:00 • Rita Zilhão
Apresentação e explicação da organização da disciplina.
Imunocitoquímica, imunohostoquímica. Reacção antigénio anticorpo. O tipo de amostras. Preparação das amostras: adesão, fixação, permeabilização, seccionamento, recuperação antigénios. Tipos de anticorpos. A escolha e a marcação dos anticorpos primários e secundários. Sistemas de marcação e deteção e amplificação de sinal. Processos de bloqueio. Montagem das amostras. Counterstaining. Análise por diferentes tipos de microscopia. Controlos positivos e negativos. Artefactos, problemas e soluções (ex. atividade cruzada de anticorpos e a utilização de anticorpos pré-adsorvidos), conselhos. Exemplos, aplicações e exercícios.