Programa

Museus, Coleções e História das Ciências

Mestrado Bolonha em História e Filosofia das Ciências

Programa

- Plano de Aulas - SESSÃO 1: Apresentação. Património Científico Apresentação do curso. Conteúdos. Avaliação. O património científico (da ciência). Tipologia do património científico. O papel dos museus. Tipologias. Os acervos científicos. Os arquivos científicos. O património edificado: observatórios, laboratórios, etc. O património científico natural: jardins botânicos, parques, geomonumentos, sítios e paisagens naturais. O património científico imaterial. Espaços de património científico nas sociedades contemporâneas (museus, colégios e escolas secundárias, hospitais, instituições militares, laboratórios nacionais). Principais desafios do património científico: preservação, conservação preventiva, relevância para a divulgação científica, relevância para a história da ciência. O património da ciência contemporânea. Políticas nacionais para o património científico. Leitura obrigatória: Lourenço, M.C. 2010. O património invisível: História, organização e preservação do património científico em Portugal. Museologia.pt 4: 106-121. SESSÃO 2: Museus, objetos e coleções Introdução à história das coleções e dos museus. Tipologia dos museus científicos: museus de ciência e técnica, museus de história natural, museus técnicos especializados; breve referência aos museus de etnografia, museus de sítio, museus de ar livre, ecomuseus e centros de ciência; o debate museu de ciência vs. centro de ciência; o contexto português. Tipologia dos objetos em museus de ciência e museus de história natural: o instrumento, a máquina, o modelo, o protótipo, o espécimen, o molde, o módulo ‘interativo’. Leitura obrigatória: Lourenço, M.C., J. P. Sousa Dias, 2017. The ‘time capsules’ of science: Museums, collections and scientific heritage in Portugal. Isis, 108 (2): 390-8. SESSÃO 3: Património Científico Integrado – Um estudo de caso Visita 1: Visita de estudo ao Observatório Astronómico de Lisboa (espaço, arquivo, biblioteca e coleção de instrumentos). Docente convidada: Doutora Paula Santos Leitura obrigatória: Raposo, P. 2011. Observatório Astronómico de Lisboa: Um observatório nacional na universidade. In M. C. Lourenço & M.J. Neto, Património da Universidade de Lisboa: Ciência e Arte, pp. 99-108. Universidade de Lisboa/Tinta da China, Lisboa. SESSÃO 4: Museus e Investigação A investigação nos museus. O contexto da investigação nos museus de ciência e dos museus de história natural. Naturalia e Artificialia. Distinção entre inventário, catálogo, curatorship e investigação no contexto das duas tipologias de museus. Visita 2: o Laboratorio Chimico da Escola Politécnica, MUHNAC. Visita às reservas. Exercício: descrição de um objeto. Leituras obrigatórias: Alberti, S.J.M.M. Objects and the museum. Isis 96: 559-571. Field, J.V. 1988. What is scientific about a scientific instrument? Nuncius 3(3): 3-16, 17-26. SESSÃO 5: Gestão de Coleções & Inventário Inventário: objectivos e aspectos técnicos (manusear, marcar, numerar, descrever, fotografar). Problemas terminológicos. Fontes primárias e secundárias para o inventário. Documentação. Conservação. Gestão de coleções. SESSÃO 6: Aula Prática de Inventário Aula prática: Inventário de um objeto, seguido de discussão. SESSÃO 7: História da Ciência e Cultura Material da Ciência [Reserva Visitável de Química, MUHNAC] Introdução à cultura material: origens, bibliografia, recursos e principais journals. A cultura material da ciência. Os artefactos como fonte. Os níveis objecto, colecção e património. O museu enquanto fonte para a história. Estudos de instrumentos, estudos de património. Biografias de objetos e de coleções. Abordagens metodológicas à cultura material: Winterthur e Gessner. Leituras obrigatórias: Fleming, E. McClung (1982). “Artifact study: A proposed model.” In Material culture studies in America, ed. Thomas J. Schlereth, pp. 162-73. Nashville. M. C. Lourenço & S. Gessner, 2012. Documenting collections: Cornerstones for more history of science in museums. Science & Education 23 (4): 727-45 (DOI 10.1007/s11191-012-9568-z). Leituras recomendadas: Secord, James A. 2004. Knowledge in transit. Isis, 2004, 95:654–672. Schaffer, S. 2011. Easily Cracked: Scientific Instruments in States of Disrepair, Isis, 102 (4): 706-717. Bennett, J. 2005. Museums and the History of Science. Practitioner’s Postscript. Isis 96: 602-608. SESSÃO 8: Análise e Estudo de Artefactos Aula prática de análise de artefactos. SESSÃO 9: Preservação de Coleções Científicas: Conservação e Taxidermia Docentes convidados: Catarina Teixeira e Pedro Andrade, MUHNAC SESSÃO 10: Património da Engenharia – Um estudo de caso Visita 3: Visita de estudo aos Museus do IST: - Museu de Engenharia Civil (Docente convidada: Ana Tomé) - Museu Faraday (Docentes convidados: Carlos Fernandes e Moisés Piedade) - Museu Décio Thadeu e Museu Alfredo Bensaúde (Docente convidado: Manuel Francisco Costa Pereira). SESSÃO 11: Património da Ciência Recente 15 Maio 2018 [Reserva Visitável de Química, MUHNAC] Questões associadas à preservação do património da ciência recente. Seleção, fontes, patrimonialização.Exercício de patrimonialização. Leitura recomendada: Todo o número especial de Studies in History and Philosophy of Science (44), particularmente o texto de Nicholas Jardine. SESSÃO 12: Exposição e Comunicação A comunicação e divulgação da ciência, natureza e história da CTM através da exposição de coleções e objetos científicos. Problemáticas associadas à narrativa histórica em exposições. Aula de dúvidas. Leitura obrigatória: Van-Praët, M. 2004. Heritage and scientific culture: the intangible in science museums in France. MUSEUM 56: 113-121. SESSÃO 13: Encerramento Apresentação e discussão dos trabalhos dos alunos. Entrega das Fichas de Inventário e Relatórios de Visitas.