Métodos de Ensino e Avaliação
Assiduidade, Pontualidade e Participação nas aulas: 15% Os alunos deverão ser assíduos, pontuais e participar ativamente em todas as aulas. A avaliação será baseada na qualidade das suas intervenções. Havendo, na maior parte das aulas, pelo menos um texto de leitura obrigatória e vários de leitura recomendada, é possível aos alunos prepararem-se semanalmente. Ficha de inventário: 15% Os alunos irão inventariar um artefacto à escolha dos acervos visitados, de acordo com os standards internacionais de catalogação museológica. Relatório de Visita de Campo: 15% Os alunos são solicitados a escolher uma das coleções visitadas para redigir um breve relatório da visita, com um máximo de 3 pp., em formato à escolha. Trabalho final: Análise de um artefacto: 40% Apresentação oral do esboço do trabalho final: 15% Com base nos métodos de análise de objetos estudados nas aulas, os alunos deverão apresentar um texto de ca. 10-15 pp. sobre um artefacto à escolha (ou grupo de artefactos). O objetivo do ensaio exercício é demonstrar que se compreendeu o método estudado, contemplando múltiplas vertentes de análise, incluindo construção, biografia, design e função nas relações com as práticas das ciências. Devem igualmente ser elencadas e discutidas questões metodológicas e de further research. O esboço do ensaio será apresentado oralmente na última aula. Haverá ajuda para a seleção dos objectos, bem como condições de acesso para o seu estudo. À exceção da Ficha de Inventário, os textos devem ser apresentados em ficheiro Word, Times New Roman, 12 pts a 1.5 espaços.