Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A cadeira combina abordagens teóricas e de discussão, com análises de artefactos e visitas de campo. Estas permitem ainda interações com profissionais de museus, não habituais nos alunos. Estas metodologias estão desenhadas para estimular o interesse dos alunos no papel dos museus e coleções no desenvolvimento das ciências e, consequentemente, as competências necessárias para a sua utilização na interpretação do passado, essenciais a futuros historiadores. As metodologias e objetivos da cadeira estão articulados através da apresentação inicial dos museus e coleções de natureza científica e sua história, bem como a problemática do património científico, através do recurso a audiovisuais e textos relevantes, para fornecer aos alunos um conjunto de conceitos e de terminologia que não lhe é habitualmente familiar. Finda esta introdução, os alunos podem então começar a dominar as competências práticas da ‘gramática’ e análise de objetos, medidas através do inventário e de um ensaio de investigação. Os objetivos concretizam-se através das visitas de campo a museus e espaços de ciência na região de Lisboa.