Sumários

INDICADORES METALOGENÉTICOS

11 Dezembro 2019, 08:00 Isabel Maria Silveira Ribeiro da Costa


- Outro tipos de "indicadores metalogenéticos": estudo de caso na Tamsmânia, relacionado com a prospecção de depósitos de sulfuretos maciços.

Obs.: aula apresentada pelo Doutor Pedro Fonseca. 


QUÍMICA MINERAL: INDICADORES METALOGENÉTICOS

6 Dezembro 2019, 08:30 Isabel Maria Silveira Ribeiro da Costa


- Indicadores Metalogenéticos:
    - Química mineral de sericites e clorites como "indicadores metalogenéticos" em sistemas de sulfuretos maciços do tipo VMS.
    - Composição da turmalina como indicador de mineralizações de ouro, de sulfuretos maciços (Zn, Ag e Pb) e muitas outras. 


3

22 Novembro 2019, 09:30 Isabel Maria Silveira Ribeiro da Costa


- Observação petrográfica de aspectos ligados deformação e a recristalização (em quartzitos e em mármores) e a "solução sob pressão" (em torno do grãos de sulfuretos, em vulcanitos félsicos sericitizados de Rio Tinto, Faixa Piritosa Ibérica). 


DEFEITOS CRISTALINOS PLANARES

22 Novembro 2019, 08:30 Isabel Maria Silveira Ribeiro da Costa


- Defeitos cristalinos planares, com particular destaque para as maclas e a formação e migração de fronteiras de subgrãos.
- Caracterização de alguns processos de deformação cristalina: cataclase; recristalização, "solução sob pressão". 


DEFEITOS CRISTALINOS PONTUAIS E LINEARES

8 Novembro 2019, 08:30 Isabel Maria Silveira Ribeiro da Costa


- Defeitos cristalinos pontuais e lineares: caracterização, significado e consequências destes defeitos a nível do compostamento dos minerais face a processos de alteração, de metamorfismo e de deformação.    - Defeitos pontuais: defeito de Schottky, defeito de Frenkel, contaminações

- Defeitos lineares: deslocações de aresta e deslocações helicóidais; migração de defeitos lineares e deformação intracristalina.