Sumários

Teórica_6

18 Outubro 2021, 18:00 Cristina Maria Tristão Simões Rocha

Distribuições contínuas relevantes em inferência estatística: t de Student, qui-quadrado e F de Fisher-Snedecor. Soma de variáveis aleatórias independentes com distribuição normal. Valor médio e variância da média de variáveis aleatórias i.i.d. Distribuição de amostragem da média para uma população normal. Teorema Limite Central: distribuição da soma e da média de n variáveis aleatórias i.i.d. não normais (n grande). Aproximação da distribuição binomial e de Poisson pela distribuição normal. Conceitos de amostra aleatória e de estatística. Distribuição de amostragem de uma estatística: média amostral, variância amostral, proporção amostral.


TP11 - Aula 5

13 Outubro 2021, 19:00 Maria Fernanda Nunes Diamantino

Modelos discretos: binomial negativa e Poisson.

Modelos contínuos: uniforme e exponencial.

Resolução dos exercícios 20, 21, 22 e 23 do conjunto de exercícios da unidade curricular.

TPC: Até ao exercício 27


Teórica_5

11 Outubro 2021, 18:00 Cristina Maria Tristão Simões Rocha

Soma de variáveis aleatórias independentes com distribuição binomial e com distribuição de Poisson. Distribuição ZIP (Zero-inflated Poisson). Estudo de alguns modelos contínuos: uniforme no intervalo (a,b), exponencial, normal (ou gaussiana). Principais características destas distribuições.


TP11 - Aula 4

6 Outubro 2021, 19:00 Maria Fernanda Nunes Diamantino

Modelo binomial e modelo geométrico.

SPSS: algumas funcionalidades.

Resolução dos exercícios 16, 17 e 19 do conjunto de exercícios da unidade curricular.

TPC: Até ao exercício 24


Teórica_4

4 Outubro 2021, 18:00 Cristina Maria Tristão Simões Rocha

Continuação do estudo de modelos discretos: binomial negativa, Poisson, hipergeométrica. Principais características destas distribuições. Par aleatório discreto: função massa de probabilidade conjunta e função massa de probabilidade condicional. Par aleatório contínuo: função densidade de probabilidade conjunta e função densidade de probabilidade condicional. Vector aleatório: variáveis aleatórias independentes. Covariância e coeficiente de correlação.