Sumários
MIC T10
26 Março 2025, 13:00 • Ana Filipa Ferreira do Vale
Classificação metabólica; Produção de energia: fermentação e fosforilação a nível do substrato; respiração e fosforilação associada à força protomotriz.
PL4
26 Março 2025, 08:00 • Andreia Filipa Tomás Marques
Observação dos resultados da aula anterior; Inoculação de um conjunto de meios de cultura para testes utilizados na classificação e identificação de bactérias; Inoculação de amostras de solo em diferentes meios de cultura representantes de diferentes etapas do ciclo do azoto e uma etapa do ciclo do enxofre. Testes em lâmina: KOH 3%, pesquisa de atividade de catalase e de citocromo c oxidase. Preparação de esfregaços. Colorações de Gram e de Endósporos. Observações ao Microscópio Ótico.
PL 4
24 Março 2025, 08:00 • Margarida Maria Lucas de Almeida Souto Themudo Barata
Observação dos resultados da aula anterior; Inoculação de um conjunto de meios de cultura para testes utilizados na classificação e identificação de bactérias; Inoculação de amostras de solo em diferentes meios de cultura representantes de diferentes etapas do ciclo do azoto e uma etapa do ciclo do enxofre.
PL3
21 Março 2025, 14:30 • Andreia Filipa Tomás Marques
Observação dos meios de cultura inoculados na aula anterior. Análise e discussão dos resultados; Métodos de Purificação de colónias de bactérias (meio de NA) e colónias de fungos filamentosos (meio de YEPGA); Início de testes de identificação bacteriana. Testes em lâmina: KOH 3%, pesquisa de atividade de catalase e de citocromo c oxidase. Preparação de esfregaços.
MIC T9
21 Março 2025, 11:00 • Ana Filipa Ferreira do Vale
Regulação da expressão génica baseada no RNA, a atenuação. Regulação de enzimas e outras proteínas.