MAL T 25_26

14 Dezembro 2021, 13:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Dunas  secundárias : conceito. Dunas cinzentas e maturas – características.

Depressões interdunares primárias. Conceito, mobilidade. Depressões secas e inundadas, relações com o nível freático, génese de turfeiras.  Estabilização de campos de dunas. Exemplos portugueses.

 Depressões interdunares secundárias (estruturas de deflação). Desenvolvimento, relações com a ausência ou destruição da vegetação, orientação transversal ao alinhamento da faixa costeira. Causas naturais e antrópicas.

Morfologia: depressões em ninho e corredores de deflação, paredes, bacia de deflação, lobo deposicional.

A evolução de estruturas de deflação: alongamento e destaque do lobo deposicional, formação de dunas parabólicas – conceito, morfologia, diferenças para as barkhan.  Papel da vegetação, nomeadamente na fixação e extensão dos braços. Migração de dunas parabólicas e abastecimento sedimentar – o caso extremo das dunas longitudinais. Exemplos portugueses.

Dunas trepadoras - conceito, morfologia, processos de formação. Exemplos  em Portugal.

Dunas de topo de arriba (vento onshore) : conceito, modelos de formação em contexto nível do mar estável e variável, enquanto formas-relíquia. Dunas de topo de arriba (vento offshore) activas e transposição sedimentar de promontórios. Exemplos em Portugal.