Sumários

Aula 3

3 Outubro 2016, 10:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Estudo dos balastros e areias. Morfometria de balastros. Lavagem, numeração e medição dos parâmetros L, l, E (craveira), r1 (ábaco de círculos). Determinação da litologia de cada balastro. Lavagem das areias de praia.


Aula 2

26 Setembro 2016, 16:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Saída de campo à Praia da Cruz Quebrada. Enquadramento geográfico e geológico da área de estudo. Metodologias de recolha de balastros e de recolha de areias superficiais e em profundidade com recurso a trado. Recolha de amostras para tratamento laboratorial.


Aula 3/4 (26/09/16)

26 Setembro 2016, 14:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Integração do litoral na margem continental. Classificações do litoral de escala global e local. Classificação genética com base no enquadramento tectónico global (Inman & Nordstrom, 1971): litorais de colisão (margens convergentes), litorais de afastamento (margens divergentes) (sub-classes Neo, Afro e Amero), litorais de mares marginais; características do litoral destes tipos de margem. Classificação genética com base no ambiente modelador (Shepard, 1973): litorais primários e secundários e respectivas sub-classes (litorais de erosão subaérea, litorais de deposição subaérea, litorais vulcânicos, litorais de falha, litorais de gelo, litorais de erosão marinha, litorais de acumulação marinha, litorais formados por actividade biológica). Classificações descritivas, com base na dimensão do sedimento, na morfologia e nos factores hidrodinâmicos (Davis & Hayes, 1984). Classificação do litoral de Portugal continental. 


Aula 2

26 Setembro 2016, 10:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Saída de campo à Praia da Cruz Quebrada. Enquadramento geográfico e geológico da área de estudo. Metodologias de recolha de balastros e de recolha de areias superficiais e em profundidade com recurso a trado. Recolha de amostras para tratamento laboratorial.


Aula 1

19 Setembro 2016, 16:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Apresentação e funcionamento da disciplina. Organização do trabalho laboratorial em grupo. Informações sobre o comportamento em laboratório.