Métodos de Ensino e Avaliação

As aulas teóricas e práticas terão o suporte de apresentações elaboradas em power-point, algumas das quais ilustrando os passos metodológicos para análise de dados com recurso a software específico. A participação de oradores convidados com vasta experiência nos métodos em estudo permite a demonstração da análise de dados com recurso aos mesmos. Debates em grupo sobre os temas em análise e sessões de esclarecimento de dúvidas servem de apoio à preparação do projecto final. Caso a situação sanitária do país se degrade e as aulas presenciais sejam limitadas ou mesmo suspensas, serão aplicadas as medidas incluídas no "Plano de Contingência em Ciências COVID-19", nomeadamente a adopção do modelo Síncrono Não Presencial (MSNP), com recurso a ferramentas de videoconferência. Os elementos de avaliação são constituídos por uma componente de grupo (máx. 3 alunos/grupo) e de uma componente individual. A primeira corresponde à elaboração de uma proposta final de um projecto de investigação em ecologia terrestre apresentado sob a forma escrita e oral (50% do valor da nota final). A segunda consiste num exame escrito individual com questões que cobrem a matéria focada ao longo da disciplina (50% do valor da nota final). Em ambos os elementos de avaliação (exame escrito e trabalho escrito) a nota mínima para aprovação na Unidade Curricular é de 9 (nove) valores. A melhoria da classificação consistirá na média ponderada da classificação do novo exame (50%) e da classificação do trabalho escrito entregue na primeira avaliação (50%).