Realização de Aulas por videoconferência

13 Março 2020, 16:54 Luís Miguel Rosalino

Boa tarde

Na próxima segunda feira vou experimentar fazer uma aula por videoconferência. Será uma aula curta, com cerca de 20 a 30m, para testar se o protocolo funciona bem. A aula começará às 16h e necessitam acesso à internet. Será efectuada através da plataforma Colibri, mantida pela FCCN, baseada no sistema de videoconferência Zoom.
Aqui vão instruções:

Ponto prévio: Para assistir a uma aula / sessão NÃO DEVERÁ fazer login no sistema Colibri. O login só é necessário por parte do docente / organizador da sessão. Cada login consome licenças que podem ser indispensáveis para outro efeito.

  1. Para assistir uma aula ou sessão por Videoconferência, irei disponibilizar aqui no FENIX um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
  2. Nesta altura, deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo da primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom;
  3. Surge seguidamente a opção de fazer um teste do sistema de áudio. Sugiro fortemente a realização preliminar deste teste em todas as sessões. Não demora mais do que 10 segundos e permite confirmar que o microfone e o áudio estão a funcionar correctamente;
  4. Após estes passos, ser-vos-á apresentado o ecrã principal do Zoom, já com a sessão / aula activa. Relativamente a este ecrã, a maioria das opções são intuitivas. Na barra inferior deverão garantir que tem o vídeo e o áudio desligado, de modo a garantir o sucesso de uma aula com um número elevado de participantes. O vídeo e/ou áudio só deverá ser ligado se houver uma indicação do moderador / docente para este efeito.
  5. 5. Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
  • É fundamental que todos os participantes mantenham os seus microfones desligados, só os activando para a realização pontual de perguntas. De outro modo, o som será afectado pelo número de microfones ligados ou pela existência de microfones defeituosos na audiência;
  • A utilização de vídeo por parte dos alunos deve ser evitada ou só usada muito pontualmente, dado que em sessões com muitos participantes as mudanças de imagem são normalmente um factor adicional de dispersão
  • Para facilitar a gestão das intervenções dos alunos, caso queiram colocar alguma pergunta, existe uma ferramenta na interface do aluno designada “levantar a mão”. Quando o aluno clicar nesse botão, aparece uma mensagem no ecrã do professor a dizer que o aluno (identifica o nome do aluno) levantou a mão. Depois, basta o docente dizer que o aluno pode fazer uma pergunta, o aluno liga o microfone no seu computador e faz a pergunta. Quando o aluno estiver esclarecido, desliga o microfone outra vez.