Sumários

Capítulo 2: Movimento a Uma Dimensão. (Parte 2). Capítulo 3: Vectores. (Parte 1)

28 Fevereiro 2020, 10:30 Edgar Cravo

Resumo da aula anterior. Modelo de análise: partícula com aceleração constante. Exemplos: gráfico da velocidade e gráfico da posição. Equações do movimento. Objecto em queda livre. Aceleração gravítica. Variação com a altitude e latitude. Valor numérico aproximado à superfície. Queda livre a uma dimensão. Limites e condições de aplicação do modelo de partícula com aceleração constante. Equações cinemáticas deduzidas do Cálculo. Derivação e integração. Integração da curva vx(t). Interpretação gráfica. Exemplo: construção dos gráficos vx(t) e x(t) a partir de um gráfico ax(t) seccionalmente constante. Exemplo: objecto em queda livre na vertical.

Sistemas de referência a uma e a duas dimensões. Quadrantes no plano. Coordenadas cartesianas de um ponto. Coordenadas polares planas. Transformação de coordenadas. Exemplo. Grandezas escalares e vectoriais.

Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics, R.A. Serway & J.W. Jewett Jr., 9th ed., pag.36-50,59-62.


Not Taught.

27 Fevereiro 2020, 08:00 Edgar Cravo

Não funciona esta semana


Not Taught.

27 Fevereiro 2020, 08:00 Edgar Cravo

Não funciona esta semana


TP1

21 Fevereiro 2020, 13:00 Ana Maria Formigal de Arriaga

Sumário dos principais conceitos a serem utilizados na aula

Resolução de problemas da série 1: problemas 5, 6 e 7


Capítulo 2: Movimento a Uma Dimensão. (Parte 1)

21 Fevereiro 2020, 10:30 Edgar Cravo

Modelo de partícula. Posição de uma partícula. Representação gráfica. Deslocamento e distância percorrida. Velocidade média. Interpretação geométrica no gráfico posição-tempo. Rapidez (ou celeridade) média. Velocidade instantânea. Interpretação geométrica e definição analítica: derivada da posição em ordem ao tempo. Exemplo conceptual. Modelo de análise: partícula com velocidade constante. Equação do movimento. Representação gráfica. Movimento curvilíneo a uma dimensão com módulo da velocidade (rapidez) constante. Aceleração média de uma partícula. Representação gráfica. Dimensões e unidades da aceleração. Aceleração instantânea. Interpretação geométrica e definição analítica: segunda derivada da posição em ordem ao tempo.

Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics, R.A. Serway & J.W. Jewett Jr., 9th ed., pag.21-36.