Metodologias de ensino e de aprendizagem
É adotada a metodologia PBL (Project Based Learning) , em que os conteúdos são trabalhados nos Desafios propostos. . A avaliação vai constar de 5 trabalhos intercalares: Determinação da energia biológica e ruído em deslocações casa-universidade; comparação da mobilidade no Porto e em Lisboa; Pegada carbónica de carro elétrico e convencional; Análise de inquérito; trabalho com COPERT e avaliação final. As aulas PL contam com Uso de sensores low-cost de medição de variáveis climáticas e de poluentes principais e secundários, O3, NO, NO2, CO que afetam a qualidade do ar exterior, e.g., DHT11, DHT22, BME200, MICS4154, MQ-131, entre outros, e de emissão de CO2, SCD30, e ruido, Decibel X PRO, Extech 407760 em ambiente real. Calibração em estação fixa de qualidade do ar de efeito tráfego: “Rotunda de Entrecampos”. Exemplo de análise de dados em PYTHON e interpretação de resultados medidos.