Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Ao nível do curso teórico, as metodologias de ensino utilizadas nesta unidade curricular baseiam-se na apresentação e discussão de uma série encadeada de tópicos que, simultaneamente, pretendem estimular a participação dos estudantes, individualmente ou em grupo. A estratégia metodológica definida para as aulas expositivas (que também influencia a escolha dos casos de estudo e a apresentação/discussão dos critérios suporte a vários modelos genéticos) tem reflexos diretos nas restantes componentes do programa de ensino-aprendizagem. Com efeito, o conjunto de materiais selecionado para as aulas práticas de observação e caracterização macro-microscópica de minérios e rochas encaixantes, para além do conjunto de exercícios a realizar em contexto de trabalho de campo, permitirão consolidar os conhecimentos transmitidos nas exposições teóricas, constituindo a base para a compreensão dos processos geradores de concentrações económicas de metais. O incentivo à realização do trabalho monográfico (apresentado e discutido oralmente), bem como à conclusão das várias fichas de trabalho prático (discutidas em detalhe), valorizando a componente formativa contínua, fomentam também hábitos de pesquisa e leitura crítica de literatura científica, para além das competências de síntese oral e escrita e capacidade de exposição e comunicação. Todas estas abordagens pretendem promover o exercício autónomo das aprendizagens, o espírito crítico, as atitudes reflexivas e mentalmente abertas, o trabalho colaborativo e o treino de técnicas de microscopia, campo, expositivas e comunicacionais. Estas metodologias de ensino são entendidas como as mais adequadas à prossecução dos objetivos acima definidos e as mais estimulantes do ponto de vista intelectual para alunos com o estado de maturação científica que associa a um 2º ciclo de estudos.