Estações oceanográficas realizadas no oceano mundial. Equipamento oceanográfico.

17 Dezembro 2020, 11:00 Fátima Mendes de Sousa

Aula presencial (alunos com nºs pares

Verificação e discussão dos resultados dos exercícios sobre diagramas T/S e curvas sigma-t (TP15).

Conjunto de 5 estações oceanográficas realizadas no oceano mundial: Atlântico NW, Atlântico NE, Atlântico Sul, Pacífico Central e Índico (TP16).

Interpretação individual e conjunta dos perfis de temperatura, dos perfis de salinidade e dos perfis de sigma-t bem como dos diagramas T/S.

Interpretação do diagrama T/S da estação localizada no Atlântico Sul (TP16A).

Equipamento oceanográfico (TP17): navios oceanográficos e outras plataformas para observações in situ em Oceanografia; garrafas de recolha de água; termómetros de inversão; batitermógrafo descartável (XBT), lançadeiras, esquema de uma sonda XBT e princípio de funcionamento; perfil de temperatura obtido com um XBT e secção de temperatura construída a partir de dados de XBT obtida no Golfo de Cádis e respectiva interpretação; salinómetro de laboratório; sonda de registo contínuo CTD (condutividade, temperatura e pressão) e rosette sampler e perfis de temperatura e de salinidade obtidos com o CTD; o CTD portátil YSI CastAway; correntómetro de leitura directa e correntómetro de auto-registo (RCM); flutuadores de profundidade RAFOS: princípio de funcionamento e trajectórias de 2 flutuadores lançados no Golfo de Cádis.

Perfis da velocidade do som calculados a partir dos parâmetros da equação EOS-80 e com os parâmetros da equação TEOS-10 (TP18).

Análise e discussão do problema proposto sobre os perfis da velocidade do som obtidos numa estação típica do oceano mundial e no oceano costeiro de Portugal.

Os alunos tiveram acesso à consulta e correcção dos testes.