Princípios de Propagação e leis da reflexão e refracção
17 Fevereiro 2021, 16:00 • José Manuel Rebordão
(Aula síncrona, dada por Zoom).
Óptica Geométrica: raios luminosos e frentes de onda geométricas; princípios, pressupostos; índice de refracção; percurso óptico. Feixes convergentes e divergentes; conceito de real/virtual.
Princípio de Fermat e sua relevância no contexto dos princípios variacionais da Física. Princípio de Huygens, noção de envolvente, e sua relevância para a explicação ondulatória da propagação e da difracção, por Fresnel.
Exemplos de propagação da luz em meios não uniformes, e em que as trajectórias dos raios luminosos não são rectilíneas: miragens, óptica GRIN (GRadient of INdex).
As leis da reflexão e da refracção e a sua construção com base no princípio de Fermat. Breve menção às condições fronteira de Maxwell que impõem a continuidade das componentes tangenciais de E e de H e das componentes normais de D e de B.
PRÓXIMA AULA
Reflexão por espelhos, planos ou descritos por cónicas. Telescópios. Mecanismos físicos da reflexão.
BIBLIOGRAFIA
A mesma da aula anterior