Sumários

Aula TP Nº 4

25 Outubro 2022, 09:00 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho

Reserva Ecológica Nacional (REN): áreas de proteção do Litoral.
Exercício de delimitação das figuras "Praia" e "Barreira detrítrica" no concelho de Almada, para integração da REN.
Aula 2h30m


Aula 4 T (25/10/2022)

25 Outubro 2022, 08:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Ordenamento do Território como disciplina científica, técnica administrativa e política. Carta Europeia do Ordenamento do Território.

Dados estatísticos referentes à caracterização e organização do território nacional – espacial e social. Portugal na Europa. Unidades espaciais de análise. Unidades geográficas, unidades analíticas, unidades administrativas. NUTS. NUT Nível I, Nível II e Nível III, definição original e alterações. Comunidades Intermunicipais, Áreas Metropolitanas, Comunidades Urbanas.

Instrumentos de gestão territorial de escala nacional, regional, intermunicipal e municipal. Programas e planos. Servidões e restrições de utilidade pública. Conceito e exemplos.

Reserva Ecológica Nacional (REN) – evolução da legislação, objetivos, regime, exceções. Áreas integradas em REN.


Aula 3 T (20/10/22)

20 Outubro 2022, 11:00 António Manuel Nunes Mateus

Ordenamento e gestão sustentável do território – (1) Balanços fundamentais entre os capitais natural e humano; implicações para as políticas públicas de planeamento e ordenamento do território; (2) Análise e gestão do risco como elemento fundamental dos planos de ordenamento do território; perigosidade e risco; cadeias de vulnerabilidade; (3) Os espaços industriais; relevância socio-económica e problemas ambientais associados; eficiência do uso industrial do território; ecologia industrial; (4) Escalas e etapas de planeamento; quais os instrumentos? como se harmonizam as escalas de actuação? que intervenientes?


Aula TP Nº 3

18 Outubro 2022, 11:00 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho

Concentração de gases com efeito estufa na atmosfera: produção exponencial; estimativa de emissões futuras; tempo de residência; modificação da temperatura.

Resolução de exercícios (Tutorial 3).


Aula TP Nº 3

18 Outubro 2022, 09:00 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho

Concentração de gases com efeito estufa na atmosfera: produção exponencial; estimativa de emissões futuras; tempo de residência; modificação da temperatura.

Resolução de exercícios (Tutorial 3).