Sumários

Aula prática 12

23 Maio 2023, 15:00 Mário Albino Pio Cachão

Nanofósseis calcários.

Observação ao microscópio. NanoLab (Cont.)


Estudos de caso no âmbito da Paleoceanografia.

23 Maio 2023, 14:00 Francisco Fatela

Alguns casos de estudo no âmbito da Paleoceanografia:

1)     resposta dos foraminíferos a variações da salinidade nos estuários, decorrentes da precipitação, num registo de alta resolução;

2)     ocorrência de níveis estéreis no registo sedimentar oceânico (Heinrich layers);

3)     evolução da posição da frente polar oceânica, a partir do contexto da margem oeste ibérica, desde há ca. 18 000.


Aula prática 11

16 Maio 2023, 15:00 Mário Albino Pio Cachão

Nanofósseis calcários.

Observação ao microscópio no NanoLab.


Caracterização das associações de Foraminíferos.

16 Maio 2023, 14:00 Francisco Fatela

Caracterização de uma população de foraminíferos pela sua Composição, Densidade e Diversidade (os índices a de Fisher e H(s) de Shannon-Wiener). Os índices de Oceanidade e de Stress Ambiental.

Representatividade dos resultados e avaliação do número de indivíduos a contar numa amostra, segundo a distribuição binomial, as probabilidades de perda de espécies e o nível de confiança desejado; intervalos de confiança para um N moderadamente elevado; influência do número de indivíduos contados nas estimativas da abundância das espécies de foraminíferos: os exemplos de N=100 e de N=300.

Observação de foraminíferos da Ordem Globigerinida (planctónicos) e das Ordens Textulariida, Miliolida e Rotaliida (bentónicos) à lupa binocular.


Foraminíferos: um exemplo de proxy paleoceanográfico

10 Maio 2023, 14:00 Francisco Fatela

Um exemplo de proxy paleoceanográfico: os foraminíferos.

Características gerais dos foraminíferos: Protoctistas (unicelulares, eucariontes); endoplasma e ectoplasma (pseudópodes); ciclo de vida e alternância de gerações; natureza da concha; tipos essenciais de crescimento/enrolamento da concha; localização e forma da abertura.

Aspectos históricos da descoberta do grupo: Estrabão (2000 aC); Leeuwenhoek (1700); D’Orbigny (1826) e Dujardin (1835).

Contextualização dos estudos de Paleoecologia enquanto tentativa de compreender a distribuição das espécies no conjunto da população e do significado que podem adquirir em relação aos factores abióticos do meio em que vivem ou viveram.

Importância das conchas dos biomarcadores, no contexto dos proxies, para além do seu valor paleontológico, nomeadamente a sua contribuição enquanto objecto de análise geoquímica: ∂18O, ∂13C, Mg/Ca. Revisão da processo de fraccionação do ∂18O, no contexto da interacção oceano/atmosfera, e do seu significado paleoclimático.