Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Em linha com os objectivos – conhecimentos, aptidões e competências – de aprendizagem enunciados, tendo em conta que se pretende que os alunos adquiram conhecimentos de base estruturantes e capacidade de compreensão e de intervenção em Paleontologia, as aulas são desenvolvidas segundo o modelo Teórico (T) e Prático (PL), com uma breve componente de campo integrada nas aulas PLs. Nas aulas T são apresentadas e activamente analisadas e discutidas as linhas de pensamento orientadoras da disciplina, os conceitos e os temas estruturantes de base, e os tópicos candentes da actualidade em que a Paleontologia – enquanto disciplina de ponte entre as Geociências e as Ciências Biológicas – tem importante contribuição. Nas aulas PL, incluindo actividades de campo, os estudantes são familiarizados com entidades factuais da Paleontologia, os fósseis e as associações fossilíferas, desenvolvendo assim as aptidões fundamentais para actuarem de modo efectivo neste domínio das geociências. Paralelamente, tendo a UC como propósito desenvolver a capacidade de inquirição, de desenvolvimento de soluções e de emissão fundamentada de juízos baseadas na análise de ocorrências paleontológicas no seu contexto natural, inclui-se – no âmbito das PLs – uma breve componente de trabalho no campo. Esta componente de trabalho no campo – numa primeira fase acompanhado e, depois, desenvolvido autonomamente – é um elemento importante da metodologia de ensino na UC, promovendo a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas T e PL, na sala de aula, e fomentando a sua aplicação a exemplos reais. Com base no TC é pedido aos alunos que elaborem um breve relatório de caracterização e interpretação da diversidade geológica (geodiversidade) e paleontológica (paleodiversidade) nos afloramentos estudados segundo as regras e os padrões adotados nos artigos científicos em publicações periódicas (estruturação do trabalho, apresentação de dados e de conclusões, organização das ilustrações e da Bibliografia, etc.), procurando promover a sua capacidade de comunicação por escrito e estimular a sua capacidade de trabalho autónomo.