Sumários
Falácias não tradicionais
6 Abril 2023, 13:53 • Rui Ricardo Peixoto
O que aprendemos dos estudos em marketing. O caso da Propaganda e Public Relations de Bernays. O soft power contemporâneo. Grande empresas de Public Relations and Propaganda. As 6 grandes cadeias de comunicação dos Estados Unidos. As maiores empresas do mundo. A diferença entre PIB e PNB e as implicações na percepção das populações.
Análise de proposições que respeitam as falácias de apelo à ignorância, apelo ao povo, recurso à analogia. O demónio de Maxwell, como um exemplo duma analogia em física. Panorâmica dos estudos realizados sobre este tópico.
Introdução
6 Abril 2023, 13:53 • Rui Ricardo Peixoto
O que é o pensamento crítico.
Critérios de análise do discurso e justificação de cada um.
Apresentação do programa, com exemplos.
Avaliação.
Os 3 critérios: novos casos e síntese
6 Abril 2023, 13:53 • Rui Ricardo Peixoto
Falácia da causa complexa. Proposta de abordagem da literatura e a partir dos 3 critérios - objecto, validade e verdade.
Análise da proposição de Brabeck sobre a água. Tentativa de privatização da água na Bolívia.
Mnemónica para operadores lógicos.
A indução e o modus tollens de Popper. O critério de demarcação. A falha do critério com a lei de inércia.
Imagem da ciência: Brush e Andrade Martins sobre Pasteur e Becquerel.
Teses de doutoramento com plágios. Outros plágios.
Síntese do estudos das falácias: o papel dos 3 critérios no detecção do falacioso, na comunicação social na política e na ciência.