Sumários

A imagem e o uso da ciência

27 Maio 2022, 16:00 Ricardo Lopes Coelho

A proposta de alteração da história da ciência para proporcionar uma imagem imaculada da ciência (S. Brush). A criação dum código de conduta a partir das práticas de Pasteur e Becquerel (R. Andrade Martins). A irreprodutibilidade de resultados científicos e o seu custo. Fraudes académicas: teses de doutoramento, artigos e livros de académicos. As plataformas para o efeito. Breve referência à academia portuguesa.

COVID e a política adoptada por diferentes países. Definição de pandemia pela OMS: antecedentes e consequências. O financiamento da OMS nas 7 décadas. Cenários de vigilância das populações. O termo ‘teoria da conspiração’: porquê e como foi usado nos anos sessenta.


Ciência e tópicos científicos socialmente importantes

20 Maio 2022, 16:00 Ricardo Lopes Coelho


O método científico e a descoberta científica em contraposição com ‘o pensamento mais feliz da minha vida’ (Einstein). A importância do pensamento para a Relatividade. Como entender a experiência conceptual de 1913 através duma experiência mecânica. Os conceitos de massa inerte e gravítica em contraposição com os resultados experimentais. Procedimento típico dos manuais.

Epónimos: exemplos de designações leis, princípios e equações historicamente falsas.

Argumentação com causas: o caso do CO2. O gás e as medições de temperaturas ao longo do séc. XX. Comparação de gráficos com as temperaturas brutas e homogeneizadas para a mesma época. Tufões de 1900 a 2012 (NOAA). 'O aquecimento global é antropogénico': consenso e o método de avaliação dos dados. Discussão do assunto na literatura. O envolvimento de políticos, igreja católica e comunicação social. O custo da mudança climática para o cidadão: Nordhaus, os cálculos do governo neozelandês e outros tipos de cálculo.


A necessidade de testar as afirmações, em ciência e na sociedade

13 Maio 2022, 16:00 Ricardo Lopes Coelho

A imagem da ciência de Wigner: o milagre da adequação da matemática à natureza. O lema de Feynman: o que não consigo criar não entendo. O dito de Feynman sobre a origem da equação de Schrödinger: não veio de lado nenhuma; veio do espírito do autor. Tratou-se a origem da equação, para se mostrar que ela veio da mecânica de Hertz. Estimulado pela ideia de de Broglie, Schrödinger acrescentou ao formalismo de Hertz, o que chamou de ‘passeio das superfícies‘. Em oposição à criação espiritual, percebe-se como Schrödinger chegou à equação.

O que nos dizem e o que pensamos com base nisso. A sensação de se tratar de algo nosso, porque desenvolvemos um pensamento, sem verificar as premissas. O que foi dito na crise de Cuba em contraposição com os textos desclassificados. A queda da terceira torre no 11 de Setembro; as razões da guerra do Iraque em 2003 e as declarações posteriores.



A utilidade da análise crítica em ciência e na sociedade

6 Maio 2022, 16:00 Ricardo Lopes Coelho

As proposições científicas são caracterizadas por uns por serem verificáveis e por outros, por sem falsificáveis. E se houver uma proposição científica não verificável nem negável? O caso da lei de inércia, com excertos de físicos dos séc XX e XXI.

PIB e o PNB: que diferença faz na informação das populações. Estudos de economistas sobre ‘influência nos compradores’: apresentação e discussão de alguns casos. A lei da oferta e procura e a influência da procura.

Bernays e a indústria tabaqueira. As falácias usadas. Cambridge Analytica nas eleições em Trinidad e Tobago. O ‘Framing manual’ do primeiro canal da televisão alemã.

Meios bélicos e negócios: o caso dos holandeses no início do séc XVII; o caso da da Síria no séc XXI.


Procedimentos científicos. Manipulação social profissionalizada

29 Abril 2022, 16:00 Ricardo Lopes Coelho


Dedução científica: definições e postulados da geometria de Euclides; análise da proposição 28 do livro IX – elementos usados e sua conjugação. Dedução enquanto aplicação duma equação a fenómenos, exemplo. Indução na medicina e na matemática: estudo de casos. Propaganda. O livro de Bernays de 1928. O uso de propaganda pelos nazis e pelo estado português. A mudança de designativo: Public Relations, Bernays. Livros do séc. XXI com o mesmo fim. As principais empresas de propaganda ou PRP: WPP, Omnicom Group e Interpublic Group. Número de funcionários, de escritórios, de países onde actuam, relação de alguns dos seus clientes. Alguns exemplos de acções. A redução de de empresas de rádio e televisão nos Estados Unidos da América por fusão, após 1996.