Sumários
PS-T1
18 Abril 2024, 14:00 • Luis Manuel Henriques Marques Matias
Apresentação da Prospeção Sísmica, programa, avaliação e bibliografia. Os fundamentos dos métodos sísmicos de exploração. Introdução ao estudo de eventos sísmicos.
PS-P2
16 Abril 2024, 15:30 • Luis Manuel Henriques Marques Matias
Realização do 3º trabalho: construção de mapas de energia para preparar a análise de velocidades, processamento e representação no domínio CMP.
Métodos eletromagnéticos
11 Abril 2024, 14:00 • Stéphanie Dumont
Aula focada nos métodos eletromagnéticos (EM), que incluí alguns lembretes sobre as leis físicas pertinentes. Os princípios de funcionamento dos métodos EM foram desenvolvidos a partir do caso dos métodos no domínio temporal (TDEM). O método magnetotelúrico também foi apresentado, permitindo ilustrar um método passivo, com uma gama de aplicações ligeiramente diferente associada a uma maior profundidade. Destacamos o papel do problema inverso na análise de dados.
PS-P1
9 Abril 2024, 15:30 • Luis Manuel Henriques Marques Matias
Instalação do SPW, aplicação para processamento de dados sísmicos. Resolução do 1º trabalho. Interface de execução. Definição da Geometria de aquisição. Realização do 2º trabalho: representação de dados sísmicos em diferentes configurações. Escalas de amplitude e formas de representação.
prospeção electromagnética: medições e simulações
4 Abril 2024, 14:00 • Stéphanie Dumont
Esta aula foi invertida com a aula teórica do dia 09/04 por razões práticas.