Sumários

Critérios de identificação de falhas activas. Avaliação do potencial sismogénico de falhas activas. Exemplo de aplicação

13 Outubro 2020, 10:00 João Manuel Lopes Cardoso Cabral

Critérios de identificação de falhas activas. Avaliação do potencial sismogénico de falhas activas – correlações empíricas magnitude vs parâmetros das falhas activas. Exemplo de aplicação à falha de Vidigueira-Moura.


Os sismos e as fontes sismogénicas.  Sismos tectónicos e falhas activas. Noções diversas de sismologia. Efeitos dos simos

12 Outubro 2020, 13:30 João Manuel Lopes Cardoso Cabral

1ª parte:

Os sismos no contexto das catástrofes naturais. Alguns exemplos.

As ondas sísmicas: diferentes tipos. Os sismos e as fontes sismogénicas.

Sismos tectónicos e falhas activas. O modelo do ressalto elástico e o ciclo sísmico. Comportamento das falhas activas por deslizamento sismogénico “às sacadas” (stick slip), implicações: recorrência dos sismos. O modelo do “sismo uniforme”: variação da tensão e do deslocamento na falha sismogénica ao longo do tempo.

2ª parte:

Estruturação da litosfera em esquizosfera e plastosfera. Implicações na profundidade de geração. Classificação dos sismos por profundidade de geração. Relação da sismicidade com as placas litosféricas: sismos interplacas e intraplaca. Comportamento das falhas activas por deslizamento sismogénico “às sacadas” (stick slip) e deslizamento assísmico por creep. Conceitos de hipocentro ou foco e de epicentro. Sismógrafos e sismogramas. Dispersão das ondas sísmicas. Localização dos sismos e modelos de velocidade das ondas sísmicas. Importância das características da rede sísmica na detecção e localização dos sismos. Atenuação das ondas sísmicas. Efeitos dos sismos: acção directa das ondas sísmicas e outros fenómenos associados à actividade sísmica. Ruptura superficial, exemplos.

 


Noção de falha activa: definições operacionais e grau de actividade. Exemplo de aplicação

7 Outubro 2020, 10:00 João Manuel Lopes Cardoso Cabral

Noção de falha activa: definições operacionais e grau de actividade. Exemplo de aplicação: execução de um exercício sobre deformação neotectónica no Vale Inferior do Tejo.


Noção de falha activa: definições operacionais e grau de actividade. Exemplo de aplicação:

6 Outubro 2020, 10:00 João Manuel Lopes Cardoso Cabral

Noção de falha activa: definições operacionais e grau de actividade. Exemplo de aplicação: execução de um exercício sobre deformação neotectónica no Vale Inferior do Tejo.


Factor de segurança

30 Setembro 2020, 10:00 Isabel Fernandes

Factor de segurança - conclusão dos exercícios.