Sumários

Salvaguarda de acesso aos recursos minerais; exercícios exemplificativos.

23 Março 2018, 14:30 António Manuel Nunes Mateus

Salvaguarda de acesso aos recursos minerais. Recursos minerais de importância pública. Densificação de critérios e respectiva agregação. Metodologias multi-dimensionais de avaliação. Processamento de dados e produção de mapas com interesse na gestão e no planeamento do território; o exemplo português.


Criticalidade; do conceito à prática; exercícios exemplificativos.

23 Março 2018, 10:30 António Manuel Nunes Mateus

Conceito: a criticalidade como risco sistémico. Metodologias: das matrizes de risco às vulnerabilidades dos sectores económicos face a possíveis disrupções de abastecimento de matérias-primas minerais; fragilidades das metodologias existentes; perspectivas de aprofundamento futuro: (1) na vertente “económica” [(i) a hegemonia de produção/abastecimento de conjuntos de matérias-primas; (ii) a interdependência dos ciclos de produção (sub- e co-produtos); (iii) custos energéticos com a exploração de recursos de menor qualidade e/ou menor teor e/ou maior profundidade]; na vertente “prospectiva” [das análises estáticas vrs dinâmicas; resultados da prospecção e pesquisa mineral]; enriquecimentos inerentes às dimensões sociais e ambientais. Os modelos europeu e norte-americano; analogias e diferenças.


Cadeias produtivas de base mineral; continuação da aula anterior.

16 Março 2018, 14:30 António Manuel Nunes Mateus

Cadeias produtivas de base mineral. Avaliação preliminar de áreas (alvos) com potencial económico; principais riscos técnicos associados ao projecto. Análise de viabilidade; técnicas padronizadas de avaliação. Avaliação do recurso mineral e de reservas; tonelagem e continuidade espacial de teores; espaçamentos entre sondagens e qualidade dos dados analíticos; medidas de incerteza relativa; exemplos de aplicação. Factores modificadores. Classificações normalizadas. Códigos (internacionais) de reporte de resultados de prospecção e avaliação de recursos e reservas; fundamentos e principais vantagens e desvantagens.


Simuladores de modelos de financiamento e de ciclo de vida de um projecto mineiro; resolução de exercícios.

16 Março 2018, 10:30 António Manuel Nunes Mateus

Simuladores de modelos de financiamento e de ciclo de vida de um projecto mineiro; fluxos de caixa; resolução de exercícios.

Impostos, taxas e “royalties” na indústria mineira; condicionamentos impostos à actividade extractiva. Exercícios numéricos exemplificativos do impacte associado a políticas fiscais que não reconhecem a especificidade do sector mineiro. Incentivos fiscais e políticas de contra-ciclo; vantagens e implicações numa fileira industrial tipicamente inelástica. Taxas efectivas de impostos. Rendas ricardiana e de Hotelling (escassez).


Cadeias produtivas de base mineral.

9 Março 2018, 14:30 António Manuel Nunes Mateus

Cadeias produtivas de base mineral. Ciclos de vida e Cadeias de Valor da matéria-prima. Recursos e Reservas. Da prospecção à análise prévia de viabilidade. Ciclos de vida e cadeias de valor da matéria-prima. Ciclo de vida de um projecto mineiro.