PIEM TP 9

8 Abril 2021, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 5 – Referência a fontes de informação.

1. Referência a fontes de informação:

A construção do conhecimento científico: o que são citações e referências bibliográficas; papel das citações e das referências bibliográficas.

As citações: funções; formas de citação (sistemas numérico e autor-data); modelo genérico de citação em Biologia; citações indirectas.

Referências bibliográficas e bibliografia: objectivos e diferenças entre as duas.

As referências bibliográficas: elementos essenciais de uma referência; exemplos de referenciação para vários tipos de publicações; convenções associadas à redacção de listas de referências; exemplos de sintaxe das referências (publicações periódicas, livros, compilações de trabalhos, capítulos de livros, trabalhos académicos, páginas da www, etc.); organização das listas de referências e de bibliografias.

Normas ISO 690 e NP 405 - 1, 2, 3 e 4; estilos mais comuns de citação e referenciação (APA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.).

(exposição feita pelos alunos Ana Francisca Marcelino, João Carlos Santos e Tânia Marquês).

Unidade 4 – Representação gráfica de conteúdos técnicos e científicos

2. Representação gráfica de resultados – figuras e tabelas:

Tipos de representações gráficas de conteúdos técnicos e científicos: figuras e tabelas; funções das figuras e das tabelas; opção por uma ou outra forma de representação de conteúdos; detalhe das figuras e tabelas.

Figuras: tipos de figuras (fotografias, desenhos esquemáticos, mapas, gráficos); componentes das figuras e funções desempenhadas; legendagem das figuras (características das legendas, legenda descritiva, legenda interpretativa, legenda de figuras compostas e de figuras mistas).

Gráficos: tipos de gráficos; aplicação de cada um.

A estética da apresentação de figuras: dimensões (legibilidade), posição, emolduração, alinhamento e extensão da legenda.

Tabelas: tipos de tabelas (numéricas, listas, resultados de testes estatísticos, outras); componentes das tabelas e funções desempenhadas; legendagem das tabelas (características das legendas, legenda descritiva e legenda interpretativa).

A estética da apresentação de tabelas: dimensões (legibilidade), posição, limites e sombreado das células, espaçamento de linhas e colunas, alinhamento e extensão da legenda.

Interrupção de tabelas.

Alinhamento de texto e de valores numéricos nas tabelas.

(exposição feita pelos alunos Pedro Moreira, Tiago Baptista e Vasco Coelho).

Componente “Projecto de dissertação” (IV – O programa de dissertação)

O programa de dissertação: o que é um programa de trabalho? Qual a sua função? Que características deve ter? Para que serve o programa de dissertação na perspectiva do docente, dos alunos, dos orientadores e da Faculdade. Calendarização das actividades e cronograma. Elementos do programa de dissertação.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Nota: Aula leccionada à distância através da plataforma Zoom.