Sumários

Módulo 2: Principais métodos de prospecção e pesquisa mineral

10 Março 2021, 14:00 Raul Santos Jorge

Prospecção geoquímica (continuação).

I) Aquisição de dados. Análise química multi‐elementar; critérios de selecção em função dos objectivos traçados; erros analíticos e limites de detecção; cuidados específicos na preparação de amostras; custos.

II) Construção do banco de dados. Caracterização de distribuições geoquímicas; procedimentos convencionais; exemplos.


Módulo 2: Principais métodos de prospecção e pesquisa mineral

9 Março 2021, 13:00 Raul Santos Jorge

i) Fundamentos da prospecção geoquímica; conceitos base, interdependências, perspectivas futuras.

II)  “Anomalia geoquímica” e “fundo”; halos primários e secundários; dispersões físicas e químicas; elementos‐guia.

III) Orientações gerais na planificação e condução de programas de prospecção geoquímica.

IV) Perspectvas futuras: dos modelos 2D aos modelos 3D; importância crescente da geoquímica isotópica e das modelações 4D.


Prospecção Mecânica:

4 Março 2021, 14:30 Raul Santos Jorge

Sondagens por rotação sem recuperação de testemunho; circulação directa e inversa; domínios de utilização; principais mecanismos de funcionamento; tipos de coroas diamantadas utilizadas; sondagens por rotopercussão.Correção do exercício prático da aula anterior. Exercício prático de projecção de sondagens com múltiplas orientações; construção do corte geológico com base nos logs de sondagem (Exercicio IV).




Módulo 2: Principais métodos de prospecção e pesquisa mineral.

3 Março 2021, 14:00 Raul Santos Jorge

Objectivos, estratégias e planeamento de campanhas de prospecção e pesquisa..Reconhecimento regional e delimitação de alvos;

Cartografia geológica aplicada à prospecção e pesquisa mineral;  Escalas adequadas; incorporação de informação específica (guias mineralógicos, geoquímicos,  estruturais lito-estratigráficos, etc.)


Módulo 2: Principais métodos de prospecção e pesquisa mineral.

2 Março 2021, 13:00 Raul Santos Jorge

Objectivos, estratégias e planeamento de campanhas de prospecção e pesquisa.

Reconhecimento regional e delimitação de alvos.