Sumários

Módulo 1: Conceitos base em Prospecção e Pesquisa Mineral, Avaliação e Exploração de Recursos Minerais

4 Março 2020, 14:00 Raul Santos Jorge

Conceitos base em Prospecção e Pesquisa Mineral, Avaliação e Exploração de Recursos Minerais (continuação).

I) Fundamentos da Economia Mineral; indústria extractiva e desenvolvimento; teor de corte e tonelagem; preços e mercados competitivos.

II) Perfis de extracção e preço. Bases conceptuais das teorias de Hubbert e de Hotelling.

III) Impostos, taxas e “royalties” na indústria mineira; implicações económicas.


Módulo 1: Conceitos base em Prospecção e Pesquisa Mineral, Avaliação e Exploração de Recursos Minerais

3 Março 2020, 13:00 Raul Santos Jorge

Conceitos base em Prospecção e Pesquisa Mineral, Avaliação e Exploração de Recursos Minerais:

III) Estrutura da indústria mineira; adaptações aos novos paradigmas ((continuação da aula anterior).


Prospecção Mecânica:

27 Fevereiro 2020, 14:30 Raul Santos Jorge

Prospecção Mecânica: sondagens por impacto; principais características de funcionamento;tipos de trépanos; domínios de utilização das sondagens por percussão.Correção e discussão do exercício prático da aula anterior; Exercício de projecção de sondagens verticais com informação geológica de superfície e construção do corte geológico.


Prospecção Mecânica

20 Fevereiro 2020, 14:30 Raul Santos Jorge

Prospecção Mecânica: valas e galerias; sondagens: principais características e domínios de utilização; sondagens manuais.

Projecção de sondagens verticais e construção do corte geológico


Módulo 1: Conceitos base em Prospecção e Pesquisa Mineral, Avaliação e Exploração de Recursos Minerais.

19 Fevereiro 2020, 14:00 Raul Santos Jorge

Conceitos base em Prospecção e Pesquisa Mineral, Avaliação e Exploração de Recursos Minerais:

I) Produção e consumo de matérias‐primas minerais; fontes e sumidouros. “Commodities” minerais; preços, cadeia de valor e ciclos de vida. Valor da indústria mineira.

II) Escassez dos recursos; os paradigmas “stock” fixo e custo de oportunidade. A importância dos custos ambientais e sociais. Impactes no valor de mercado (preço).