Um caso de sucesso de polifenóis para o controlo da diabetes

10 Fevereiro 2021, 17:30 Maria Eduarda Machado Araújo

Aula leccionada pela Professora Amélia Pilar Rauter

Esta aula elucida aos alunos como se utilizam ferramentas químicas para descobrir novas aplicações para produtos naturais, neste caso de C-glicósidos de polifenóis, para o controlo da diabetes de tipo 2. A esta patologia pode associar-se, em casos avançados, a doença de Alzheimer, pelo que foi descoberto o primeiro agente anti-hiperglicémico que interatua com o péptido amilóide Aβ e também com o péptido amilóide do pâncreas,  impedindo a formação dos oligómeros tóxicos que promovem a destruição da função das células β e a sua perda de massa.

Uma outra descoberta cobriu o desenvolvimento da primeira síntese de nothofagina, também  um polifenol  C-glucosilado, que demonstrou ser cerca de 1000 vezes mais ativo que o polifenol ou o seu O-glucósido e muito mais seletivo que estes compostos relativamente à inibição do co-transportador de sódio e glucose 2, o qual tem a função de reduzir a absorção renal da glucose, produzindo menor quantidade de glucose no sangue.

No final da aula foi apresentado aos alunos o website nutriageing.fc.ul.pt, desenvolvido com o financiamento europeu e da IUPAC, que constitui uma ferramenta  científica para uma nutrição adequada. Neste website, o conhecimento a nível nutricional está associado ao lazer, suscitado por jogos originais para confirmação do saber adquirido e por vídeos com um chefe e peritos fitoquímicos, químicos e bioquímicos com quem conversa e lhe explicam os benefícios dos alimentos e receitas que está a cozinhar. Finalmente o website descreve como plantar na janela ou no jardim os condimentos e outros vegetais utilizados nas receitas cozinhadas pelo chefe.

A responsável da unidade curricular foi a anfitriã da videoconferência.