A valorização de Salvia sclareoides para a prevenção de demência -Da natureza ao laboratório

10 Fevereiro 2021, 18:30 Maria Eduarda Machado Araújo

Aula leccionada pela Professora Amélia Pilar Rauter

Nesta aula é apresentado um caso de sucesso no estudo de Salvia sclareoides. Os alunos aprendem como investigar uma planta medicinal da vegetação espontânea portuguesa. O estudo envolve a extração dos produtos naturais, a confirmação científica do seu potencial a nível biológico e terapêutico, e a descoberta do seu princípio ativo, a rivastigmina. Este estudo confirma a atividade potente dos seus extratos e princípio ativo como inibidores  de acetilcolinesterase, um enzima que transforma o neurotransmissor acetilcolina em colina e acetato. A sua inibição é uma forma de tratamento dos pacientes da doença de Alzheimer, pelo que a descoberta destes extratos naturais com esta bioatividade e não tóxicos, bem como do seu princípio ativo,  se reveste da maior importância. Relativamente a este último, é apresentada a tecnologia que permitiu descobrir que atua num centro ativo do enzima atè à data desconhecido, o que potencia estudos futuros para a descoberta de novos fármacos. O seu princípio ativo interatua também, tal como é demonstrado por Ressonância Magnética Nuclear, com o péptido  amilóide Aβ e seus agregados, espécies muito tóxicas, que dão origem à formação de placas senis que interrompem a comunicação entre os neurónios e provocam a atrofia neuronal típica da doença de Alzheimer. O extrato de butanol, rico em rivastigmina, demonstrou também interatuar com a proteína prião, a qual  é o recetor, do oligómeros Aβ, participando no processo de sinalização molecular que resulta na hiperfosforilação da proteína tau, outro factor característico nesta patologia degenerativa.

Nesta aula o aluno contacta com química, biologia e bioquímica, reconhecendo a sua  importância para o conhecimento científico que justifica a utilização tradicional da planta e também para a descoberta de aspetos inovadores, que inspiram a investigação para novas abordagens de tratamento multi-alvo da doença de Alzheimer.

A responsável da unidade curricular foi a anfitriã da videoconferência.