Sumários

Complexos II a IV: Composição, centros redox e transferência de eletrões.

10 Março 2023, 13:00 Susana Marinho

Complexos II a IV: Composição, centros redox e transferência de eletrões. Ciclo Q. Citocromo c e apoptose. Mecanismo de redução do oxigénio a água.


Abordagens experimentais para determinar a sequência dos transportadores na cadeia de transporte electrónico mitocondrial (cont.).

8 Março 2023, 14:00 Susana Marinho

Abordagens experimentais para determinar a sequência dos transportadores na cadeia de transporte electrónico mitocondrial (cont.).  A cadeia respiratória é constituída por complexos multiproteicos (Complexos I-V). Composição, centros redox e transferências eletrónicas nos complexos da cadeia de transporte eletrónico mitocondrial. Complexo I


Abordagens experimentais para determinar a sequência dos transportadores na cadeia de transporte electrónico mitocondrial.

3 Março 2023, 13:00 Susana Marinho

Citocromos, proteínas de ferro-enxofre, ubiquinona e flavinas. Abordagens experimentais para determinar a sequência dos transportadores na cadeia de transporte electrónico mitocondrial. 


Reações de oxidação-redução biológicas. Introdução ao transporte eletrónico mitocondrial.

1 Março 2023, 14:00 Susana Marinho

Compostos contendo fosfato com “alta energia”. Condições que levam a que o ATP e outros compostos de “alta energia” tenham variações de DG altas e negativas. Transferências de grupo fosforilo. Reações de oxidação-redução biológicas. Introdução ao transporte eletrónico. Centros redox da cadeia de transporte eletrónico.


Energia de Gibbs

24 Fevereiro 2023, 13:00 Susana Marinho

Entropia e energia de Gibbs. Variação da energia de Gibbs e constante de equilíbrio. Potencial químico e eletroquímico. Compostos contendo fosfato com “alta energia”. Condições que levam a que o ATP e outros compostos de “alta energia” tenham variações de ΔG altas e negativas.