Programa

Programação Por Objetos

Curso de Especialização em Informática

Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional

Mestrado Bolonha em Engenharia Geográfica

Mestrado Bolonha em Estatística e Investigação Operacional

Mestrado Bolonha em Física

Mestrado Bolonha em Gestão de Informação

Mestrado Bolonha em Informática

Mestrado Bolonha em Sistemas de Informação Geográfica - Tecnologias e Aplicações

Mestrado Integrado em Engenharia Física

Programa

- Noção de classe e objecto no paradigma orientado-a-objectos, instanciados na linguagem de programação Java. - Herança de tipos, polimorfismo, excepções, e tipos genéricos. - Introdução à modelação e desenho de classes usando UML. - Desenho por contracto: noções de pré-condição, pós-condição e invariante de classe. Herança de classes e o princípio de substituição de Liskov.  Introdução à linguagem de contractos JML para Java. - Uso de componentes da Java API: "collections framework", input/output, reflecção, serialização.