Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

A unidade curricular utiliza uma combinação de metodologias, essencialmente focadas no aluno e com uma forte vertente de aplicação, para capacitar o estudante como líder ou membro de uma equipa multidisciplinar que deverá realizar o planeamento e projeto de engenharia de restauro. Por uma parte, incide-se no conhecimento das diferentes componentes de um projeto, na aprendizagem de metodologias usadas no desenvolvimento de cada componente, e na análise crítica de projetos para capacitar ao aluno a preparar o seu próprio relatório de projeto de engenharia de restauro ecológico. Por esta razão uma parte significativa da avaliação ira corresponder aos trabalhos práticos. Os trabalhos de grupo estão sobretudo pensados para que os alunos desenvolvam as capacidades de análise crítica e síntese, trabalho em equipa e de comunicação oral. Nestes, os alunos terão acesso a informação para a análise de projetos reais, alguns dos quais serão conhecidos durante a visita de estudo, e deverão apresentar a sua análise sobre o sucesso do projeto, utilizando metodologias e indicadores baseados em evidência para poder fundamentar a avaliação destes projetos. O trabalho prático individual visa capacitar o aluno na elaboração de uma proposta de projeto, e conseguir escrever corretamente esta proposta para poder transmitir os requerimentos e medidas que devem ser efetivados durante implementação, monitorização, e manutenção pós-projeto.