Planeamento
Aulas
T
Explicações adicionais sobre o funcionamento da disciplina. Conceitos básicos de programação. Exemplos de programas simples. Slides cap. 01-02: 1 e 2.
T
Explicações adicionais sobre o funcionamento da disciplina. Conceitos básicos de programação. Exemplos de programas simples. Slides cap. 01-02: 1 e 2.
T
Conceitos básicos (continuação). Introdução à programação em C. Slides cap. 01-02: 3 a 13.
T
Introdução à programação em C (continuação). Atribuição. Operadores. Expressões. Variáveis. Aritmética. Slides cap. 01-02: 13 a 37.
T
Introdução à programação em C (conclusão). Tomada de decisão. Operadores de igualdade e relacionais. Slides cap. 01-02: 37 a 53.
T
Programação estruturada em C. Estruturas de controlo. Selecção: if e if...else. Iteração: while. Slides cap. 03: 1 a 16.
T
Programação estruturada em C (continuação). Mais sobre iteração. Desenvolvimento com refinamento descendente. Slides cap. 03: 14 a 25 (recapitulamos os 3 últimos slides da aula anterior).
T
Programação estruturada em C (conclusão). Estruturas de controlo encaixadas. Slides cap. 03: 26 a 38.
Estruturas de controlo em C. Ênfase na iteração controlada por contador. Slides cap. 04: 1 a 5.
T
Estruturas de controlo em C (continuação). O ciclo for. Selecção múltipla com switch. Slides cap. 04: 6 a 21.
T
Estruturas de controlo em C (conclusão). Iteração com do...while. Operadores lógicos. Slides cap. 04: 22 a 30.
Funções. Modularidade. Reutilização de código. Delegação de responsabilidade. Invocação de funções. Slides cap. 05: 1 a 4.T
Funções pré-definidas. A biblioteca math. Definição de funções pelo programador. Protótipos. Slides cap. 05: 5 a 15.
T
Funções definidas pelo programador (continuação): observações sobre parâmetros, variáveis locais, retorno; funções auxiliares; conversão automática de argumentos. Conversão de tipos explícita vs. implícita. Slides cap. 05: 16 a 37.
T
Arrays (Vectores); definição; inicialização; uso. Slides cap. 06: 1 a 22.
T
Arrays; armazenamento e processamento de dados; aplicações típicas; passar arrays para funções. Referência breve às strings (cadeias de caracteres). Slides cap. 06: 22 a 30.
T
Passar arrays para funções: exemplos diversos. Strings como arrays de caracteres. Slides cap. 06: 31 a 42.
T
Arrays multi-dimensionais; matrizes. Slides cap. 06: 43 a 48.
T
Exemplo de uso de um array bidimensional. Slides cap. 06: 49 a 54.
Apontadores; definição e inicialização; operações básicas envolvendo apontadores. Slides cap. 07: 1 a 14.
* e & são operadores inversos: fig07_04.c
T
Apontadores; simulando passagem por referência; relação entre apontadores e
arrays. Slides cap. 07: 15 a 22.
Exercício sobre passagem de apontadores a funções: trocar 2 variáveis.
Tratamento especial de cadeias de caracteres (strings): introdução e motivação. Slides cap. 08: 1 a 3.
T
Strings (continuação). Slides cap. 08: 4 a 17.
T
Processamento de caracteres individuais. Slides cap. 08: 18 a 22.
Exemplos diversos de criação e processamento de
strings:
- Exercício: converter frase, eliminando brancos supérfluos
- Programa para converter frase, eliminando brancos supérfluos
- Programa que exemplifica a criação de strings
- Programa que exemplifica a criação de arrays de strings
T
Processamento de ficheiros. Slides cap. 11: 1 a 25.
Exemplo dos slides:
- criação de ficheiro e escrita no mesmo: fig11_03.c
- acesso a ficheiro e leitura do mesmo: fig11_07.c
T
Introdução à programação de média e de grande escala. Modularização. Compilação separada.
Apresentação do trabalho de programação.
T
Apoio ao trabalho de programação.
T
Apoio ao trabalho de programação.
Referência muito breve às estruturas e
typedef. Slides cap. 10.
T
Estruturas (struct) e typedef. Comparação com classes e objectos de linguagens de programação orientadas a objectos. Slides cap. 10.
Código desta aula: cd_musicas.c