Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Em conformidade com os objetivos de aprendizagem enunciados – conhecimentos, aptidões e competências ¬ pretendendo-se que os alunos desenvolvam a capacidade de trabalhar com profissionalismo e autonomia, tanto individualmente, como em equipa, o modelo de trabalho em grupo é o mais adequado. Tendo em vista que se pretende que nesta UC do último ano da sua formação os alunos integrem e apliquem conhecimentos e práticas obtidos ao longo do 1º Ciclo em Geologia, o formato de desenvolvimento de um projeto num tema da sua eleição, com metodologias e objetivos definidos pelos orientadores, é uma abordagem com méritos demonstrados pela prática pedagógica no DG-FCUL. A UC tem como propósito consolidar integradamente a capacidade de inquirição, de desenvolvimento de soluções e de emissão fundamentada de juízos baseados na análise de dados geológicos. Assim, na abordagem de cada tema pelo respetivo grupo de trabalho, como norma, é desenvolvido – em maior ou menor grau, segundo as especificidades do tema – trabalho de campo, de laboratório e de gabinete, segundo as metodologias e a preparação teórica e prática própria de cada tópico. Cada vez mais a Geologia é chamada a dar resposta a reptos científicos e da Sociedade. Por exemplo, as alterações climáticas, o uso dos combustíveis fósseis e a transição energética, a exploração sustentável de recursos minerais e hídricos, os riscos naturais e as suas implicações, estão na ordem do dia. Esses desafios exigem dos geólogos, para além de conhecimentos aprofundados e de competências sólidas, capacidade de comunicação com especialistas de diversas áreas científicas e técnicas e, igualmente, com o grande público e a sociedade civil. Assim, com a produção de trabalho escrito, estruturado de acordo com as regras dos trabalhos científicos, e a apresentação oral dos objetivos, desenvolvimento e resultados, em sessão geral da UC aberta a todos os interessados, do meio académico ou não, pretende-se promover a capacidade de organizar e comunicar eficazmente informação especializada e soluções concretas. Esta abordagem promove a capacidade de comunicação por escrito e de transmissão de informação a públicos variados.