Sumários

Aula 04 - Tema 07

20 Março 2026, 09:00 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho

Esclarecimento de dúvidas.


Avaliação de amostras e preparação petrográfica

13 Março 2026, 15:00 Ágata Sofia de Carvalho Marques Alveirinho Dias

Avaliação da coleção de amostras disponível. Seleção de amostras representativas e preparação de taliscas para análise petrográfica.



Semana 4

13 Março 2026, 09:30 Francisco Fatela

Docente: Francisco Fatela

Tema: Avaliação dos resultados micropaleontológicos obtidos no quarteamento de amostras de sedimento por coluna de decantação - via húmida (fase 2).

Sumário 4:

Triagem a seco de foraminíferos e ostracodos, sob lupa binocular, presentes nas subamostras atribuídas a cada aluno.


Aula 3 - Tema 9 - Quantificação de Carbono Azul nos sapais do Estuário do Mira: Stocks sedimentares, biomassa e potencial de mitigação climática

13 Março 2026, 09:00 Mário Albino Pio Cachão

Explicação do protocolo de cálculo para a quantificação dos stocks de carbono azul. A explicação detalhou a quantificação nos sedimentos e nos diferentes compartimentos da biomassa vegetal (parte aérea, manta morta e parte subterrânea).


Aula nº 5 (O23, tema 4)

13 Março 2026, 08:50 João Cascalho

Aula de campo na área dunar da praia do Guicnho. Medição de pontos de controle com NetRover em modo RTK para o voo do drone (recolha de dados morfológicos). Recolha de 50 amostras superficiais e 50 compósitas com registo das coordenadas com NetRover (em modo RTK). Elaboração de vários perfis morfológicos (NetRover em modo RTK) perpendiculares à praia abarangendo a área dunar.