Sumários

Continuação da análise laboratorial das amostras

16 Outubro 2025, 08:00 Elisabete Malafaia

Continuação da análise laboratorial das amostras recolhidas na saída de campo. Calculo da percentagem de carbonatos nas amostras através do método gasométrico. 


Rochas Detríticas

15 Outubro 2025, 17:00 Nuno Pimentel

Definição e caracterização das Rochas Detríticas.

Classificação dimensional. 
Classificação composicional dos Arenitos. Significado e interpretação.
Proveniência: Minerais Pesados e Paleocorrentes.
Importância económica dos Não-metálicos.


Introdução ao trabalho laboratorial para análise de rochas sedimentares

15 Outubro 2025, 08:30 Elisabete Malafaia

Apresentação das regras de funcionamento das aulas práticas (incluindo a avaliação). Introdução ao trabalho de análise laboratorial de amostras de rochas sedimentares. Enquadramento dos objetivos, metodologia e conteúdos das aulas práticas laboratoriais. Apresentação das ferramentas informáticas disponíveis para a análise e tratamento dos resultados obtidos a partir da análise das amostras recolhidas no campo.


PL_14_Procedimentos laboratorias

14 Outubro 2025, 17:30 Pedro Daniel Mocho Lopes

Continuação dos protocolos laboratoriais: lavagem de diversas amostras com o registo da respectiva massa antes de cada operação; e granolumetria da fração arenosa das amostras em estudo com a utilização do processo de crivagem para a separação da fração arenosa em distintas categorias granulométricas de >-2phi a >4phi. Conclusão do processo de descarbonitização


Continuação do tratamento estatístico dos dados obtidos na análise laboratorial das amostras

14 Outubro 2025, 16:00 Elisabete Malafaia

Continuação do tratamento estatístico dos dados obtidos nas análises granulométricas e de calcimetria das amostras estudadas; classificação de rochas sedimentares carbonatadas; projeção das rochas sedimentares em gráficos triangulares com base nos dados obtidos nas análises de calcimetria e granulometria.