Sumários
Realização do trabalho prático nº 8
18 Abril 2018, 16:00 • Luis Manuel Henriques Marques Matias
Realização do trabalho prático nº 8: Aplicação da técnica de desconvolução no domínio pos-stack. Desconvolução preditiva e spiking. Filtragem passa-banda.
Preservação de amplitudes
17 Abril 2018, 15:30 • Luis Manuel Henriques Marques Matias
Preservação de amplitudes no processamento de sísmica de reflexão vertical. Transformada tau-p. Interpretação automática. Análise de atributos. Migração. Migração de Kirchoff. Migração de Stolt ou f-k. Migração por diferenças finitas. Migração em profundidade. Migração na prática. Exemplos. Sequências completas de processamento, dados de terra e dados no mar.
Realização do trabalho prático nº 7
11 Abril 2018, 16:00 • Luis Manuel Henriques Marques Matias
Realização do trabalho prático nº 7: Edição de traços e corte em tempo para eliminar as ondas refratadas.
Análise de velocidades e determinação da correcção NMO
10 Abril 2018, 15:30 • Luis Manuel Henriques Marques Matias
Análise de velocidades e determinação da correcção NMO. Velocidade de stack, velocidade quadrática média, fórmula de Dix. O "stretch mute". Análise segundo um horizonte. Preservação das amplitudes. Interpretação estrutural e estratigráfica. Atenuação inelástica. Filtros de velocidade. Análise do sinal no domínio f-k. O stack (empilhamento ou soma) e a sua optimização. Muting. Soma ponderada. Correcção DMO. Secção CMP e CDP. O filtro da mediana.
Realização do trabalho prático nº 6
4 Abril 2018, 16:00 • Luis Manuel Henriques Marques Matias
Realização do trabalho prático nº 6: aplicação da correcção NMO e geração do stack preliminar.