Os alunos devem desenvolver, mobilizar e integrar as competências desenvolvidas no âmbito das unidades curriculares do seu plano de estudos para resolverem problemas, competências essas relacionadas com as suas áreas de interesse vocacional.

Os alunos devem planear e executar individualmente, com acompanhamento personalizado dos supervisores, as tarefas adequadas aos objectivos propostos.

O relatório deverá incluir também as regras de segurança e cuidados ambientais e quaisquer conclusões e/ou recomendações daí resultantes.

Pede-se ainda que seja incluída informação sobre os custos associados ao trabalho experimental que deverá ser feita em moldes a definir mais tarde.

O trabalho desenvolvido deverá culminar com  uma comunicação oral, de duração máxima de 15 minutos que deverá incluir a descrição do trabalho proposto, as técnicas utilizadas, os resultados obtidos, os custos associados ao trabalho experimental, regras de segurança e cuidados ambientais e quaisquer conclusões e/ou recomendações daí resultantes. Esta apresentação será seguida de uma discussão de duração máxima de 40 minutos (a assistência pode colocar questões com duração máxima de 5 minutos).

 

Naturalmente, as normas de avaliação previstas envolvem os seguintes fatores:

O trabalho experimental, que se quer de elevada qualidade e onde se pretende autonomia e criatividade e que este ano começará por todas aquelas tarefas necessárias a uma boa familiarização com o assunto a desenvolver.

O relatório, que deverá estar muito bem escrito.

A apresentação oral, que se pretende impecável.

A discussão, devendo ser competente e demonstrativa de um domínio total do assunto.