Sumários

Trabalho T1 - turno B

3 Novembro 2020, 14:00 Ana Isabel Antunes Tomaz Diniz

 Apresentação, regras de funcionamento da componente laboratorial, normas de segurança e procedimentos a seguir devido à situação pandémica. Os grupos de trabalho (4 alunos no total, 2 alunos por turno) tinham sido formados através de contactos via email  em data anterior ao início das aulas práticas. Mini-teste individual sobre aspectos do trabalho a realizar.

Execução experimental do trabalho T1: Preparação de soluções aquosas e análise volumétrica.
Aula leccionada em modo presencial.


Apresentação e 1º aula prática de Química Geral, turma PL12, turno B.

3 Novembro 2020, 14:00 Virgínia Ferreira

Apresentação e 1º aula prática de Química Geral, turma PL12, turno B.

Os grupos haviam sido previamente formados via google forms em data anterior ao início das aulas práticas.

Foram apresentadas as regras de funcionamento da componente prática da disciplina, normas de segurança e os cuidados a ter e procedimentos devido à situação pandémica.

 

O trabalho prático realizado pelos grupos do turno B* da PL 12 foi a “Preparação de Soluções Aquosas e Análise Volumétrica”.

Abordaram-se os aspetos relevantes para a realização do trabalho prático, nomeadamente, cálculos prévios para a preparação das soluções, cuidados a ter na preparação de soluções e manuseamento de ácidos e bases fortes, noções de leituras na bureta, princípios básicos da titulação ácido-base, uso de padrões primários e secundários e uso de indicadores ácido-base.

 

* - devido às condicionantes impostas pelas regras de luta contra a disseminação do SARS-Cov-2 a turma prática PL12 de Química Geral foi dividida em 2 turnos, A e B, com 5 e 8 alunos, respetivamente. O turno A teve 2 aulas práticas nos dias 27/10 e 24/11 das 14h às 16h; o turno B teve 2 aulas práticas nos dias 03/11 e 02/12 das 14h às 16h, ambas na sala 1.5.21.


aula 12_Bloco1

3 Novembro 2020, 10:00 Maria Luísa Calisto de Jesus Moita

Ligação Química: Teoria das Orbitais Moleculares. Orbitais ligantes antiligantes e não ligantes. TOM para moléculas diatómicas homonucleares e heteronucleares.


Preparação de soluções aquosas e análise volumétrica

2 Novembro 2020, 16:00 Marta Susana Pontes Saraiva

Turno B de PL111

Apresentação. Explicação de regras de segurança e funcionamento das aulas laboratoriais.  Informação sobre os critérios de avaliação. Divisão por grupos. Realização de perguntas individuais por escrito sobre a preparação do trabalho a realizar durante esta aula. Realização do 1º trabalho laboratorial intitulado '' Preparação de soluções aquosas e análise volumétrica''.


aula 11_Bloco1

30 Outubro 2020, 11:00 Maria Luísa Calisto de Jesus Moita

Ligação Química: Moléculas polares e apolares. Teoria da Ligação de Valência (TLV) e a Ordem de Ligação. Hibridação de orbitais atómicas  (sp, sp2, sp3, sp3d, sp3d2).