Sumários

4ª aula TP

7 Novembro 2019, 10:00 Ana Paula Baptista de Carvalho

Resolução de exercícios da 4ª série- Estado Gasoso, e da 5ª série - Estado sólido


4ª aula TP

6 Novembro 2019, 14:00 Ana Paula Baptista de Carvalho

Resolução de exercícios da 4ª série- Estado Gasoso, e da 5ª série - Estado sólido


Aula 20 - Teórica

6 Novembro 2019, 11:30 Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão

Termodinâmica Química: energia, calor e temperatura; sistema, vizinhança e Universo; processos endotérmicos e exotérmicos; conceito de função de estado; 1ª lei da termodinâmica – conceitos de energia interna e trabalho; entalpia; relação entre energia interna e entalpia. Exercícios de aplicação.


TP 11_4ª e 5ª série de exercícios

5 Novembro 2019, 14:00 Maria Luísa Calisto de Jesus Moita

Resolução da 4ª série de exercícios:

Estado gasoso: aplicação das leis de Charles, de Boyle e de Avogadro. Equação dos gases perfeitos. Lei de Dalton (misturas de gases ideais).

Resolução da 5ª série de exercícios:

Estado sólido: estrutura cristalina, relação entre malhas de rede e o raio dos átomos na célula unitária. Estruturas cúbicas (CS, CCC e CFC). Cálculos de densidades de sólidos cristalinos. 


aula 19

5 Novembro 2019, 10:00 Maria Luísa Calisto de Jesus Moita

Transições de fase. Curvas de aquecimento da água sólida e líquida. Equilíbrios líquido-vapor, sólido-líquido e sólido-vapor. Entalpia molar de vaporização e ponto de ebulição. Curvas de pressão de vapor em função da temperatura. Equação de Clausius-Clapeyron. Entalpia molar de fusão e ponto de fusão. Entalpia molar de sublimação e ponto de sublimação. Diagramas de fase da água e do dióxido de carbono. Ponto triplo e crítico. Temperatura e pressão no ponto triplo e no ponto crítico.