AVALIAÇÃO
A avaliação inclui uma componente teórica e outra prática (laboratorial). A nota final será a média das notas da avaliação teórica (2/3) e da avaliação prática (1/3). A aprovação na disciplina implica classificações iguais ou superiores a 10 em ambas as componentes.
Nos exames não é permitido o uso de calculadoras gráficas.
Avaliação teórica
A avaliação teórica será efectuada por um de dois regimes:
Regime de Testes. A avaliação decorrerá em 2 testes a realizar durante o período de aulas. O 1º teste terá lugar em novembro (em data a definir) e o 2º teste na última semana de aulas. Neste regime:
1. Cada teste abrangerá partes distintas e complementares da matéria lecionada.
2. A nota mínima do 1ºteste é 7.0 valores. No caso de a nota do 1º teste ser inferior à nota mínima (< 7.0), o aluno passará imediatamente para o regime de avaliação por exame.
3. No caso de a nota do1º teste ser igual ou superior a 7.0 valores, o aluno poderá:
a. Permanecer no regime de avaliação por testes e realizar o 2º teste;
b. Optar por desistir do regime de avaliação por testes e passar para o regime de avaliação por exame (nesse caso, a nota do primeiro teste não será considerada na avaliação teórica final).
5. No caso de a nota final (média dos dois testes) ser inferior a 9.5, o aluno poderá efetuar a avaliação teórica numa (e apenas numa) das duas datas de exame.
· Regime de Avaliação por Exame Final. Neste regime:
1. O exame abrangerá toda a matéria lecionada;
2. No caso de a classificação no exame ser inferior a 9.5 valores, o aluno poderá submeter-se a nova avaliação na 2ª data da época normal.
No caso de a classificação do exame ou, da média dos dois testes, estar compreendida entre 8.5 e 9.4 valores, o aluno terá acesso a uma prova oral.
Melhoria de nota:
Um aluno pode sempre melhorar a sua nota em exame, efectuado no ano lectivo em que obteve aprovação ou no ano lectivo seguinte. Cada aluno poderá fazer melhoria de nota uma única vez.
Avaliação prática
A avaliação laboratorial da disciplina terá como base os seguintes critérios:
1. Preparação prévia dos trabalhos práticos
2. Participação e atitude no laboratório e nas sessões de tratamento de resultados
3. Caderno de laboratório (1 por grupo)
4. Relatórios
5. Discussão dos relatórios